Procurar no portal

Livro sobre os 70 anos da Biblioteca de Ciências da Saúde é lançado no Porangabuçu

Imagem: Capa do livroO livro Biblioteca de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Ceará: 70 anos foi oficialmente lançado, na tarde da última terça-feira (30), no Campus do Porangabuçu. O lançamento ocorreu no salão de leitura da biblioteca e reuniu bibliotecários, servidores técnico-administrativos, professores e autoridades universitárias.

A edição da obra foi realizada em parceria com o Memorial da UFC e a Imprensa Universitária, tendo sido produzida em conjunto com uma exposição fotográfica e um vídeo institucional no contexto dos 70 anos da Faculdade de Medicina, comemorados no ano passado. A publicação teve como organizadores Adeli Gomes Moreira, Rafael de Farias Vieira, Gislene Soares Guerra, Eliene Gomes Vieira Nascimento e Joaquim Melo de Albuquerque. A obra homenageia postumamente a primeira bibliotecária e diretora da BCS, Cleide Ancilon de Alencar Pereira (1934-2018), fundadora do Curso de Biblioteconomia da UFC e Professora Emérita da Instituição.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Imagem: A diretora da Biblioteca de Ciências da Saúde (BCS), Nicácia Lina do CarmoMEMÓRIA – Na abertura do evento, a diretora da Biblioteca de Ciências da Saúde (BCS), Nicácia Lina do Carmo, agradeceu a presença de todos e assumiu o compromisso de levar adiante o trabalho desenvolvido pelas gestões anteriores. "Quero continuar construindo a história dessa unidade de informação, e também fazer jus à obra de todas as bibliotecárias e de todos os funcionários que contribuíram com esta biblioteca", afirmou.

Representando os organizadores da publicação, a ex-diretora da BCS Eliene Nascimento destacou a relevância do livro para a memória institucional da Universidade. "A obra traz uma visão geral da evolução da estrutura física da biblioteca, os serviços prestados ao seu usuário, e, o mais importante, registra um pouco da história das pessoas que deixaram suas impressões e contribuições, que constituem viva fonte de inspiração para outros profissionais e pesquisadores", explicou.

Foto da ex-diretora da BCS, Eliene NascimentoA tarde foi histórica e memorável para o diretor do Sistema de Bibliotecas da UFC, Jonatan Soares, pois foi ali onde começou a trabalhar como bibliotecário e servidor técnico-administrativo. Como ex-aluno de Cleide Ancilon, ele ressaltou a didática extraordinária e a generosidade da homenageada. "A biblioteca é um dos baluartes do Campus do Porangabuçu. Sem a biblioteca, o campus não teria chegado ao êxito de hoje, e ela esteve sempre na vanguarda. Lembro quando cheguei aqui, não tinha Internet ainda, mas esta biblioteca já estava conectada aos melhores mecanismos da época para ajudar a salvar vidas", compartilhou.

ACESSO AO SABER – "Constatamos que a Faculdade de Medicina e a Biblioteca de Ciências da Saúde estão intimamente ligadas, nasceram juntas e se ampliaram pari passu". Assim, a diretora da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFC, Valéria Góes, fez uma retrospectiva, assinalando fatos históricos desde a década de 1940, a partir do sonho de um grupo de pioneiros em estabelecer o ensino médico no Estado do Ceará. A diretora da FAMED reconheceu a função estratégica da biblioteca em facilitar o acesso da comunidade de usuários ao conhecimento científico, em particular estudantes, professores e profissionais da saúde. "Mesmo com todas as limitações financeiras impostas às universidades públicas, a biblioteca se mantém atualizada e ligada às principais bases de dados mundiais. Ocupa um lugar de destaque no coração do campus, com seu papel mediador do processo de ensino-aprendizagem, fornecendo valioso suporte de informações, através do acervo, dos serviços e do corpo técnico altamente qualificado e dedicado", avaliou a Profª Valéria.

Foto da Professora Valéria Góes discursando no púlpitoNesse sentido, concordou a diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da UFC, Lidiany Karla Gerage, ao celebrar a história septuagenária da BCS. Em tempos de informação acelerada e de conteúdos digitais, para a diretora da FFOE, a biblioteca segue desempenhando uma importante missão de democratizar o acesso a livros e publicações especializadas no campo da saúde. "As bibliotecas das universidades possuem um caráter universal, como instâncias privilegiadas de preservação do saber. A biblioteca é o principal agente de construção sociocultural de um país, preservando a experiência dos livros, contando as nossas histórias. São lugares para as pessoas explorarem, interagirem, lerem e também apresentarem suas ideias", ponderou a Profª Lidiany.

LEGADO – Ao final dos discursos, Arnóbio Machado Pereira agradeceu pelo tributo prestado à memória da homenageada. Bastante emocionado, definiu como "justa e merecida" a lembrança ao legado de Cleide Ancilon, expressando gratidão em nome de familiares e amigos. Além do livro, desde 2010 a sala de Obras Raras da BCS recebeu o nome de sua primeira bibliotecária e diretora. "Com a criação do Curso de Biblioteconomia, Cleide reuniu todo o conhecimento e sua experiência, e, como professora, participou da formação de várias gerações de bibliotecários no Ceará. Conquistou respeito e admiração de docentes, discentes e funcionários. Era uma profissional de excelência, e sua humildade e simplicidade faziam dela uma pessoa muito querida por todos aqueles que puderam conviver com ela", declarou.

Foto do discurso de Arnóbio MachadoSAIBA MAIS – De 1948 a 1957, a Faculdade de Medicina funcionou em um prédio na Praça José de Alencar, no Centro de Fortaleza, hoje ocupado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). No final dos anos 1950, os cursos de saúde da recém-criada Universidade do Ceará foram transferidos para o Campus do Porangabuçu, e a biblioteca ocupou uma sala no então Instituto Evandro Chagas, atual Departamento de Patologia e Medicina Legal.

A sede da Biblioteca de Ciências da Saúde Prof. Jurandir Marães Picanço foi construída em 1970 e se localiza na Rua Alexandre Baraúna, nº 1019, no bairro Rodolfo Teófilo.

Leia também: O Jornal da UFC nº 89, de maio de 2018, publicou uma reportagem especial sobre os 70 anos da Faculdade de Medicina da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300