Estudantes da UFC conquistam 3º lugar mundial no Desafio do Aço (SteelChallenge)

Imagem: A etapa mundial da 13ª edição do SteelChallenge ocorreu em Madri (Foto: divulgação)A Universidade Federal do Ceará é destaque, mais uma vez, da principal competição internacional de siderurgia, o SteelChallenge. A equipe da UFC, formada pelos estudantes de Engenharia Metalúrgica Dylan Santos, Bruno Saunders, Daniel Aquer e Mateus Nunes, conquistou o 3º lugar mundial na competição, na categoria estudantil, ficando atrás apenas de duas equipes de Taiwan.

A etapa mundial da 13ª edição do SteelChallenge ocorreu em Madri, em abril, reunindo os melhores steelmakers das seguintes regiões: Américas do Norte e do Sul; Ásia e Oceania; Europa, Comunidade dos Estados Independentes, Oriente Médio e África; e China. A competição, organizada pela Steeluniversity, é uma iniciativa da Associação Mundial do Aço.

Na disputa, os participantes têm o desafio de produzir a tonelada de aço mais barata, com base em parâmetros estabelecidos pelo SteelChallenge, a partir de simulações por computador. Apenas um dos membros de cada equipe – no caso da UFC, o classificado foi Dylan Santos – realiza as simulações propriamente ditas, enquanto o restante do grupo presta o suporte necessário.

"Eles [os organizadores do SteelChallenge] davam aos competidores a composição química do aço solicitado e cada um tinha duas horas para usar os [simuladores de] fornos e apresentar o aço. Apenas os dois competidores de Taiwan e o Dylan apresentaram corridas válidas", explicou Daniel Aquer.

Imagem: Em janeiro, a equipe foi recebida pelo reitor após ter vencido a etapa regional (Foto: Ribamar Neto/UFC)OUSADIA – Dylan cursa o quinto semestre de Engenharia Metalúrgica. Perguntado sobre qual seria o diferencial da equipe da UFC, ele foi objetivo: ousadia. "Existem coisas que aparentemente são quase certeza não dar certo, mas nós ousamos e chegamos a ótimos resultados", avaliou.

Segundo ele, a preparação para a etapa mundial do SteelChallenge teve como foco a velocidade na elaboração dos cálculos. "Na etapa regional, os participantes tiveram 24 horas para produzir o aço, enquanto na etapa mundial teríamos duas horas para produzir um aço [cujos parâmetros] seriam uma surpresa. Também treinamos a elaboração de vários aços diferentes, que possivelmente seriam abordados no desafio", afirmou.

Em janeiro deste ano, o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, recebeu a equipe após a vitória na etapa regional. A Universidade tem um histórico de conquistas na competição. Em 2017, equipe da Instituição venceu a etapa regional, repetindo feito de 2016. Em 2015, alunos egressos da UFC foram vice-campeões no desafio mundial. Na edição 2011/2012, os estudantes Heliton Morais Rego Lima Filho e Fernando Emerson Viana Sousa foram os campeões mundiais do SteelChallenge.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331