Procurar no portal

Cursos da UFC em Fortaleza e no Interior recebem avaliação positiva do MEC

Imagem: O Curso de Finanças funciona na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), no Campus do Benfica (Foto: Junior Panela/UFC)Mais três cursos da Universidade Federal do Ceará foram avaliados com sucesso pelo Ministério da Educação (MEC). De fevereiro a abril, as comissões de avaliadores do Ministério realizaram visitas a cursos dos campi da UFC em Fortaleza e no Interior.

O destaque foi para o Curso de Finanças, em Fortaleza, que obteve conceito máximo do MEC, alcançando o patamar de excelência. O resultado foi positivo também para os cursos de Engenharia Ambiental, em Crateús, e de Engenharia de Software, em Russas, que receberam nota 4, de um máximo de 5.

O Curso de Finanças, que funciona na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), no Campus do Benfica, iniciou suas atividades em 2012. O reconhecimento pelo MEC veio em 2015, após a primeira visita realizada pelo Ministério, que comprovou a qualidade do curso ao emitir nota 4.

"De lá para cá, amadurecemos e evoluímos muito. O curso hoje é totalmente independente dentro da FEAAC, com estrutura curricular e administrativa própria, com professores jovens e comprometidos em apresentar à sociedade um curso ousado e inovador. Comparando o resultado desta avaliação com a anterior, evoluímos em todas as dimensões analisadas", destaca o coordenador do curso, Prof. Vitor Monteiro.

O coordenador aponta alguns fatores que contribuíram para o bom desempenho na avaliação do MEC, como a atuação do Núcleo Docente Estruturante (NDE), que atualizou o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e elaborou instrumentos de avaliação, e o trabalho dos servidores docentes e técnico-administrativos daquela graduação.

De acordo com ele, já são 46 bacharéis em Finanças exercendo diversas atividades: cursando mestrado/doutorado, trabalhando no setor público ou no setor privado e atuando como empreendedores e consultores. No último ano da graduação, o curso oferece duas habilitações: Finanças Públicas e Finanças Corporativas. "Essas habilitações, que são um conjunto de disciplinas optativas, possibilitam ao graduado ter formação específica, de acordo com a sua vocação", explica.

O bacharelado tem duração de oito semestres e oferta, anualmente, 50 vagas para novos alunos, com entrada única no início do ano. São sete professores lotados na coordenação do curso e outros seis docentes de outros departamentos da FEAAC que colaboram ativamente nas atividades do curso.

Imagem: Graduados em 2018.2, Francisco Mardônio Vieira Filho, Francisco Antônio Ferreira de Almeida e Francisco Uálison Rodrigues de Lima foram os primeiros concludentes do Campus da UFC em Crateús (Foto: Viktor Braga/UFC)CRATEÚS – Após o excelente desempenho do Curso de Sistemas de Informação do Campus da UFC em Crateús na avaliação do MEC, agora foi a vez do Curso de Engenharia Ambiental ser reconhecido pelo Ministério com nota 4.

Para a coordenadora do curso, Profª Luísa Gardênia Farias, o resultado reflete o esforço do trabalho empreendido pela comunidade acadêmica no campus. "Foi uma nota 4 com sensação de 5", comemora, destacando o trabalho em conjunto desenvolvido pela direção do campus, coordenação do curso, servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes.

As atividades do Curso de Engenharia Ambiental no Campus de Crateús iniciaram-se no primeiro semestre de 2015. No último ano, de acordo com a coordenadora, a matriz curricular do curso passou por reformulações para contemplar não só a gestão ambiental, mas também a área sanitarista. "Nossos egressos podem atuar em projetos de estações para tratamento de água e com consultorias ambientais", comenta.

O curso oferta 50 vagas anualmente, com ingresso no primeiro semestre do ano letivo. Com um total de 10 semestres, a primeira turma deve colar grau neste ano. Segundo a coordenadora, três deles já devem receber o diploma no fim deste semestre, concluindo o curso antes do tempo previsto.

RUSSAS – Quem também comemora o reconhecimento no MEC é o Curso de Engenharia de Software, em Russas, que garantiu nota 4, de um máximo de 5 na avaliação do Ministério. "Esse resultado reflete o esforço e a dedicação dos servidores (técnicos e docentes), assim como o bom aproveitamento dos alunos", considera o Prof. Pablo Soares, coordenador do curso.

Imagem: Pátio do Campus da UFC em Russas (Foto: Viktor Braga/UFC)O bacharelado em Engenharia de Software do Campus da UFC em Russas, autorizado a funcionar em 2014, é oferecido na modalidade presencial, com oferta de 100 vagas anuais. Prevê tempo mínimo de quatro anos e máximo de seis para integralização.

De acordo com o Prof. Pablo Soares, o curso forma profissionais que irão produzir modelos correspondentes a softwares e realizá-los. "Ou seja, o egresso é capaz de especificar, projetar e construir um software com qualidade como também realizar atividades de manutenção de software", explica. O curso já graduou 17 estudantes. Destes, 9 estão em mestrados acadêmicos.

SAIBA MAIS – Outros cinco cursos da Universidade receberam visita do MEC este ano, tendo a Gastronomia obtido nota 5. Os demais tiveram nota 4: Medicina, Economia Ecológica, Finanças (Sobral) e Sistema da Informação (Crateús). O pró-reitor de Graduação, Prof. Cláudio de Albuquerque, destaca que, desde 2015, foram 38 cursos avaliados presencialmente na Instituição, todos com nota 4 ou 5. Ele considera que "o resultado das visitas do MEC confirma o esforço coletivo continuado da comunidade acadêmica em consolidar a qualidade da graduação na UFC."

A PROGRAD faz um acompanhamento sistemático da situação dos cursos em relação aos diversos instrumentos de avaliação do MEC. Em breve deverá ser realizada uma reunião com os coordenadores dos cursos avaliados. A Profª Socorro Sousa, coordenadora de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da PROGRAD, explica que todos os resultados serão analisados e discutidos. "Deste modo, poderá ser feito um trabalho orientado para superar fragilidades que ainda existam nos cursos", diz.

Leia mais:
Curso de Sistemas de Informação de Crateús recebe nota 4 de comissão do MEC
Curso de Gastronomia é avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300