Pesquisadores da Química publicam artigo em prestigiada revista internacional

Imagem: Capa da revistaPesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal do Ceará publicaram artigo de revisão na prestigiada revista ChemElectroChem, em edição especial dedicada a trabalhos científicos que versam sobre eletrodos de diamante dopado com boro (DDB), material altamente seletivo e sensível para a detecção de contaminantes emergentes.

O artigo apresenta uma revisão detalhada e crítica de informações científicas disponíveis na literatura, nos últimos cinco anos, sobre o progresso recente na aplicação de eletrodos de DDB na detecção eletroanalítica de fármacos.

Segundo a Profª Adriana Nunes Correia, uma das autoras do estudo publicado, "os eletrodos de DDB possuem excelentes propriedades físicas, químicas e eletrônicas e têm sido explorados com sucesso no desenvolvimento de metodologias eletroanalíticas para a detecção e a quantificação de fármacos (analgésicos, antipiréticos, antibióticos, anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, antidepressivos, vitaminas e outros) em diversas matrizes (formulações farmacêuticas, urina, soro, sangue, águas superficiais, águas do mar, águas subterrâneas, águas residuais e outras)".

O artigo indicou que os tipos de fármacos caracterizados eletroquimicamente com maior frequência são os anti-hipertensivos, analgésicos, antipiréticos e antibióticos, enquanto a aplicação da metodologia eletroanalítica ainda não é amplamente empregada em outros compostos bioativos, como os hormônios.

"Concluímos que as figuras de mérito (região de linearidade, limite de detecção, limite de quantificação, reprodutibilidade e precisão) para os fármacos caracterizados por meio de metodologias eletroanalíticas são comparáveis àquelas calculadas por meio de técnicas tradicionais (notadamente espectrofotometria e cromatografia gasosa ou líquida com diferentes tipos de detectores). Além disso, as respostas eletroquímicas (sinais de corrente elétrica a partir de aplicação de potencial elétrico) do eletrodo de DDB são profundamente influenciadas pelas etapas de pré-tratamento superficial e as características deste material podem ser realçadas com a utilização de nanomateriais como agentes modificadores", explica a Profª Adriana Nunes.

Nesse contexto, os eletrodos de DDB propiciam novas oportunidades para o desenvolvimento de sensores eletroquímicos em aplicações de monitoramento em tempo real para análises em campo.

OS AUTORES – Além da Profª Adriana Nunes Correia, são autores do artigo de revisão o Prof. Pedro de Lima Neto, do Grupo de Eletroquímica e Corrosão da UFC e também do PPGQ; Camila Pinheiro Sousa, bolsista de pós-doutorado no PPGQ; Francisco Wirley Paulino Ribeiro e Thiago Mielle Brito Ferreira Oliveira, egressos do PPGQ e atualmente docentes da Universidade Federal do Cariri (UFCA); Giancarlo Richard Salazar Banda, docente da Universidade Tiradentes, em Aracaju (SE); e Simone Barreira Morais, docente do Instituto Superior de Engenharia do Porto, em Portugal.

A REVISTA – A ChemElectroChem tem nível Qualis A1 na classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ou seja, é uma revista de elevado estrato. Traz publicações que abrangem todas as áreas de eletroquímica pura e aplicada, como dispositivos para produção de energia, eletroquímica interfacial, fotoeletroquímica e bioeletroquímica.

Para esse número especial, somente pesquisadores convidados poderiam enviar contribuições. "Na sequência, após o aceite do artigo, fomos convidados para enviar uma arte gráfica para ilustrar a capa desse número especial. Ficamos muito honrados com o convite e o aceitamos prontamente, considerando-o mais uma comprovação da excelência do trabalho realizado na UFC, além de mais uma oportunidade de destaque", comemorou a professora.

Saiba mais: Mal escondido: contaminantes ainda não alcançados pela lei

Fonte: Profª Adriana Nunes Correia, do Programa de Pós-Graduação em Química e uma das autoras do artigo publicado – fone: (85) 3366 9050