Procurar no portal

PROGEP e MAUC ofertam atividades para servidores na 17ª Semana Nacional de Museus

Imagem: Fachada do Museu de Arte da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)Como parte das comemorações da 17ª Semana Nacional de Museus, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e o Museu de Arte (MAUC) da Universidade Federal do Ceará se uniram para oferecer duas atividades específicas a servidores docentes e técnico-administrativos ativos da UFC: a Oficina Arte com Carvão e o 3º Tour Cultural/2019, com visitas guiadas à Imprensa Universitária e ao museu.

As inscrições estão abertas a partir desta sexta-feira (10) e seguem até o próximo dia 14, no Sistema Integrado de Planejamento, Gestão e Recursos Humanos (SIGPRH). Ao acessar o site do SIGPRH, o servidor interessado deve seguir o seguinte caminho: Menu Servidor, Capacitação, Inscrições, Realizar Inscrições.

A Oficina Arte com Carvão será realizada no dia 16, das 8h às 12h, na Oficina Mestre Noza do MAUC. São ofertadas 15 vagas. Na atividade serão trabalhados os seguintes temas: o carvão vegetal: origem, propriedades e suportes; o gesto e o traço: imitação, construção e expressão; o claro-escuro: valores de luminosidade; camadas: instrumentos auxiliares, fixação; exercícios: paisagens, figura humana, abstração.

O arquiteto e ex-diretor do MAUC, Prof. Pedro Eymar Barbosa Costa, ministrará a oficina. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFC (1978), Pedro Eymar é especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais, órgão complementar da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (1980). Artista plástico, estudou desenho com Jean Pierre Chabloz na década de 1960. Foi premiado e homenageado em salões universitários e de artes plásticas no Ceará e na Bahia. Professor de Desenho de Observação e Geometria Descritiva no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC no período de 1979 a 2018, o arquiteto dirigiu o Museu de Arte da UFC de 1987 a 2018.
.
O 3º Tour Cultural/2019 constará de visita guiada à Imprensa Universitária e ao MAUC no próximo dia 14, das 8h às 12h. Na imprensa, os visitantes conhecerão o acervo de máquinas, o parque gráfico e a produção, acompanhados pelo diretor da unidade, Joaquim Melo.

Posteriormente, o grupo se dirigirá ao MAUC, onde visitarão as exposições temporárias À flor da pele, do pintor Stênio Burgos com a curadoria do professor aposentado da UFC Gilmar de Carvalho; e Novos olhares para Monalisa, exposição coletiva com a curadoria de Veridiana Brasileiro e Andréa Dall'olio, acompanhados pela diretora do MAUC, Graciele Karine Siqueira, e dos bolsistas do setor educativo do museu. O ponto de encontro do grupo será em frente ao MAUC.

Mais informações sobre a 17ª Semana Nacional de Museus na UFC estão disponíveis no Portal da Universidade.

Fontes: Divisão de Projetos e Programas Culturais da PROGEP – fone: (85) 3366 7412 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; MAUC – fone: (85) 3366 7481

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300