Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

Professor da Matemática é agraciado com posição de pesquisa no ICTP, na Itália

Imagem: Prof. Diego Moreira fará pesquisas no âmbito do ICTP, na Itália (Foto: divulgação)O Prof. Diego Ribeiro Moreira, do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará, foi agraciado na Itália com o título de pesquisador associado do Centro Internacional de Física Teórica Abdus Salam (na sigla em inglês, ICTP), para atuação no período de 2020 a 2025. Trata-se de uma importante distinção acadêmica internacional que, por meio de financiamento, visa fortalecer iniciativas de pesquisa em países emergentes.

O Prof. Diego Moreira desenvolverá estudos relacionados às áreas de equações diferenciais parciais (setor que possui relações com problemas procedentes da física, engenharia e muitas outras disciplinas), problemas de fronteira livre (que contemplam aspectos de controle ótimo, hidrologia, teoria da plasticidade etc.) e análise harmônica. Ele explicou que está organizando uma agenda de visitas periódicas ao ICTP para promover a interação e o intercâmbio acadêmico com a Instituição.

Doutor em Matemática pela Universidade do Texas em Austin (2007) e pós-doutor pela Universidade de Iowa (2007-2010), o docente da UFC assinou, recentemente, um artigo científico com um dos ganhadores da Medalha Fields de 2018 (considerada o "Nobel da Matemática"), Alessio Figalli.

O INSTITUTO ‒ O ICTP é um centro de pesquisa de excelência internacional que atua mediante acordo entre o governo italiano, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA). Localizado na cidade de Trieste, na Itália, o Centro foi fundado em 1964 pelo ganhador do prêmio Nobel da Física Abdus Salam, do Paquistão.

A expectativa é de que os pesquisadores associados do ICTP desempenhem um papel importante na construção de comunidades científicas em seus países, aprimorando a pesquisa e a educação em física e matemática e liderando projetos científicos.

Fonte: Departamento de Matemática da UFC ‒ fone: (85) 3366 9884

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300