À Universitária FM, reitor aborda desafios da UFC na atual conjuntura; escute

Imagem: A entrevista foi concedida à Universitária FM 107,9 (Foto: Viktor Braga/UFC)"Esse momento para as universidades é existencial. Coloca-se em jogo a própria existência das universidades públicas". É essa a avaliação do reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, sobre o atual momento das instituições federais de ensino superior (IFES) no Brasil. Em entrevista ao programa Rádio Debate (disponível on-line), da Rádio Universitária FM 107,9 concedida na última semana, ele abordou a conjuntura orçamentária da UFC diante de recentes bloqueios do Governo Federal nos recursos das IFES.

No caso da Federal do Ceará, 38% da verba para custeio foi contingenciada, totalizando bloqueios da ordem de R$ 42,7 milhões. Em relação às verbas de capital, destinada a investimentos, o bloqueio foi de 30%, com valor equivalente a R$ 2,29 milhões.

O reitor Henry Campos destacou recentes conquistas da Universidade em rankings como o da Times Higher Education (THE), que avaliou o desempenho das instituições em 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Das 15 brasileiras presentes no ranking, a UFC apareceu como a primeira do Brasil no levantamento, empatada com três instituições de São Paulo.

O reitor lembrou, ainda, o papel social da Universidade. Conforme ressaltou, há mais de 1.200 projetos de extensão ativos, que beneficiam cerca de 4 milhões de pessoas no Ceará. As atividades do Complexo Hospitalar da UFC também foram destacadas.

Segundo o Prof. Henry Campos, só em 2018 foram mais de 8 mil cirurgias, 251 mil consultas, 108 mil procedimentos de diálise, quimioterapia, atendimentos psicológicos, entre outros, além de 681 mil exames e 215 médicos residentes no Hospital Universitário Walter Cantídio e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand. “Isso significa estar preparando o futuro da medicina e da saúde pública do nosso Estado”, disse o Reitor.

Confira na íntegra a entrevista com o reitor.

Fonte: Rádio Universitária FM 107,9 ‒ fone: (85) 3366 7472