UFC participa do Pint of Science; próxima palestra, dia 22, será sobre Einstein e espaço-tempo

Imagem: Em 2019, o festival acontece em 24 países e o Brasil é o campeão, com 87 municípiosDois docentes da Universidade Federal do Ceará participam da segunda edição do Pint of Science, festival mundial que busca popularizar a ciência e tecnologia, levando pesquisadores para conversar com a população, de forma descontraída, em bares e restaurantes. O evento, aberto ao público, ocorre de 20 a 22 de maio.

No dia 20, a Profª Verônica Castelo Branco, do Departamento de Engenharia de Transportes da UFC, promove um bate-papo sobre "Como cidades inteligentes desafiam sua infraestrutura de transportes". Será às 19h, no restaurante Cantinho do Frango (Rua Torres Câmara, 71, Aldeota).

Já no dia 22, o Prof. Geová de Alencar Filho, do Departamento de Física, conversa com o público sobre "Einstein e a dança do espaço-tempo: das ondas gravitacionais a buracos negros". A palestra será no Boozer's Pub (Rua Carlos Vasconcelos, 834, Meireles).

Imagem: A Profª Verônica Castelo Branco fará palestra sovre cidades inteligentes (Foto: divulgação)O objetivo do Pint of Science é suprimir intermediários entre o cientista e a sociedade, estabelecendo um canal direto de conversa. Em Fortaleza, além da UFC, o evento é realizado por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com apoio da Angola Cables, Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, Vinil Áudio e Vídeo, Farmácias Santa Branca, Vojal Assessoria e os estabelecimentos que sediam as palestras.

Imagem: O Prof. Geová de Alencar Filho, da Física, palestra sobre o tema “Einstein e a dança do espaço-tempo: das ondas gravitacionais a buracos negros” (Foto: divulgação)Neste ano, o festival ocorre em 24 países e o Brasil é o campeão, com 87 municípios. De acordo com Ana Elisa Sidrim, coordenadora do Pint of Science em Fortaleza, foi gratificante o retorno do público já na primeira edição, ocorrida em 2018. "Ao incluir temas relevantes e atuais, que despertam a curiosidade das pessoas, conseguimos alcançar um público significativo e que ainda não tinha contato com os assuntos abordados", revela.

A programação completa está disponível no site do evento e não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Pint of Science em Fortaleza – fone: (85) 3085 3082