Jornada Cearense de Foguetes premia estudantes de escolas públicas e privadas

Imagem: foto de uma jovem negra de jaleco branco e óculos de segurança segurando um foguete feito de garrafa PET Estudantes de escolas do ensino fundamental e médio do Ceará participaram, no último sábado (11), da 2ª Jornada Cearense de Foguetes (JCF). O evento, realizado pela Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará em parceria com o 14º Grupo Escoteiro do Ar Brigadeiro Eduardo Gomes (14º GEABEG), ocorreu na Base Aérea de Fortaleza.

A atividade contou com a participação de 37 escolas públicas e privadas da Capital e do interior do Estado. A competição, que teve o objetivo de divulgar entre os jovens as atividades de ciências e astronáutica, premiou as equipes que desenvolveram foguetes com maior alcance.

No nível 3, destinado a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, a equipe campeã foi a CMF_Centenário, do Colégio Militar de Fortaleza. No nível 4, para estudantes do ensino médio, venceu a equipe Flying Kurumin, do Colégio 7 de Setembro, em Fortaleza. As fotos e outras informações sobre o evento estão disponíveis na página da Seara da Ciência no Facebook.

Os estudantes fabricaram foguetes de garrafas PET pressurizados por uma bomba manual de ar comprimido (para o nível 3) e por reação química de bicarbonato de sódio e vinagre (para o nível 4).

Além da competição, os participantes tiveram contato com vários experimentos da Seara da Ciência e puderam contemplar uma maquete Lego do Foguete Saturno V trazida pela Minds English School. A jornada contou ainda com apresentações culturais e Exposição de Robótica Sustentável.

Fonte: Prof. Ednardo Rodrigues, organizador-geral da Jornada Cearense de Foguetes – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.