Professores Odorico de Moraes e José Soares são empossados como membros titulares da ABC

Imagem: Marca da Academia Brasileira de CiênciasOs professores Manoel Odorico de Moraes, da Faculdade de Medicina, e José Soares de Andrade Júnior, do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, foram empossados como membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC), categoria que tem assento vitalício na ABC. A solenidade ocorreu nessa quarta-feira (15), na Escola Naval, no Rio de Janeiro.

Na ocasião, que contou com a presença do reitor da UFC, Henry Campos, e uma comitiva de docentes da UFC, também foram empossados os membros correspondentes da ABC. Os novos membros da academia foram eleitos na Assembleia Geral, ocorrida em 5 de dezembro de 2018.

Com isso, aumenta de seis para oito o número de cadeiras titulares na ABC ocupadas por professores da UFC. Já ocupam o posto os seguintes docentes: Antonio Gomes (Física), Benildo Sousa Cavada (Bioquímica e Biologia Molecular), João Lucas Marques Barbosa (Matemática), Luiz Drude de Lacerda (LABOMAR), Manassés Claudino Fonteles (Medicina) e Edilberto Rocha Silveira (Química Orgânica e Inorgância).

Imagem: fundo rosa com foto de homem de paletó e gravata segurando um diplomaAlém dos membros titulares, a UFC também possui vários membros afiliados na academia. Essa categoria, criada em 2007, é destinada a jovens cientistas, com idade até 40 anos, que integram a ABC por um período de cinco anos.

A posse ocorreu em consonância com a Reunião Magna da ABC, evento anual que busca promover a interação da comunidade científica brasileira e internacional. Neste ano, o tema da reunião foi "Objetivos do desenvolvimento sustentável".

NOVOS MEMBROS – O Prof. Odorico de Moraes é idealizador e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC, estando à frente das pesquisas que culminaram com o uso da pele de tilápia para o tratamento de queimaduras e ganharam repercussão internacional.

Doutor pela Universidade de Oxford (Inglaterra), Moraes é bolsista de produtividade em pesquisa nível 1A do CNPq e atua na área de farmacologia, com ênfase em oncologia, debruçando-se principalmente sobre temas como pesquisa clínica, prospecção de moléculas com atividade antitumoral, produtos naturais, oncologia experimental, fitoterápicos e farmacologia clínica.

Foto do Prof José Soares na solenidade de posse na Academia Brasileira de CiênciasJá o Prof. José Soares, pró-reitor de Relações Internacionais da UFC, é referência na pesquisa em física estatística, física computacional e sistemas complexos. Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é presença constante em palestras internacionais em eventos de sua área.

Soares também é bolsista de produtividade em pesquisa nível 1A do CNPq. Seus trabalhos acumularam um total de 5.298 citações na Web of Science e 8.057 citações no Google Scholar.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331