Professor da FEAAC tem artigo premiado em encontro nacional de administração pública

Imagem: Prof. Marcelo Ponte BarbosaO docente Marcelo Ponte Barbosa, do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará, em coautoria com o Prof. Roberto Tatiwa Ferreira, também da FEAAC, teve seu artigo premiado como o melhor trabalho no Encontro de Administração Pública da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (ANPAD). O evento ocorreu de 16 a 18 de maio, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). A UFC foi a instituição que teve mais artigos aprovados no evento, totalizando 23 trabalhos selecionados.

Na premiação, os autores foram representados pelo Prof. Vicente Crisóstomo, do Departamento de Contabilidade da UFC. Intitulado "Avaliação de impacto da política de expansão das universidades federais sobre as economias municipais", o artigo analisa o impacto da implantação dos novos campi universitários federais sobre as economias municipais a partir de indicadores de produção e renda.

Os resultados do estudo indicam que a implantação dos novos campi foi capaz de elevar a renda per capita dos municípios beneficiados. Contudo, ponderam os pesquisadores, há indícios de que esse impacto se deu mais pelo estímulo à demanda local do que por meio da elevação da produtividade, o que limitaria o retorno social dos investimentos realizados.

O Encontro de Administração Pública da ANPAD é um espaço de discussão de temas científicos. O objetivo do evento é fomentar o desenvolvimento da área de estudos em administração pública, considerando os diferentes subsistemas e dimensões de análise, por meio de artigos teórico-empíricos, ensaios teóricos e artigos tecnológicos.