PROGEP recebe inscrições de servidores para ações de tratamento do tabagismo

Imagem: Foto das mãos de um homem quebrando um cigarro ao meioA Divisão de Apoio Psicossocial (DIAPS), vinculada à Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), recebe inscrições, via formulário eletrônico, de servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará interessados em participar de atividades de incentivo ao tratamento do tabagismo.

Realizada em parceria com o Projeto Inspira Ação, desenvolvido no Hospital Universitário Walter Cantídio sob coordenação do Prof. Paulo Rodrigues, a ação é alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, e alerta a comunidade acadêmica sobre a necessidade de prevenir e tratar o tabagismo, que, segundo o Ministério da Saúde, é a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces no mundo.

Através dos dados fornecidos pelos servidores, a Divisão identificará se há público interessado e qual a programação apropriada para as atividades, que podem contemplar atendimento individual, realização de grupos e outras iniciativas de fomento aos cuidados com a saúde. Em seguida, os servidores que preencheram o formulário serão contatados para confirmação de inscrição.

SAIBA MAIS – A doença do tabagismo é gerada pela dependência à nicotina, droga presente em qualquer derivado do tabaco. O usuário de produtos com tabaco é exposto a mais de 4 mil substâncias tóxicas, cerca de 60 delas cancerígenas.

Além de prejudicar a própria saúde, o fumante expõe as pessoas com quem convive, principalmente quando propaga fumaça em ambientes fechados. As crianças, ao inalarem esse tóxico, adquirem maior chance de contrair pneumonia, bronquite aguda, bronquiolite, broncopneumonia, infecção do ouvido e de exacerbar crises de asma.

Ainda que muitas pessoas com dependência reconheçam as consequências negativas do tabagismo, elas têm dificuldade em iniciar o tratamento. Isso ocorre, na maioria das vezes, por falta de conhecimento do processo e dos meios já existentes para auxiliá-las.

Segundo o Ministério da Saúde, ao deixar de fumar, os efeitos no corpo são percebidos logo nos primeiros dias. Um dos mais significativos é a melhora da oxigenação, o que diminui os riscos de infarto e de inflamação pulmonar. Em meses, a tosse e a falta de ar são, de fato, reduzidas e em cerca de cinco anos o risco de derrame passa a ser igual ao de um não fumante.

Fonte: Divisão de Apoio Psicossocial da PROGEP – fone: (85) 3366 7411