Avaliação Institucional ocorre até hoje (21); alunos e professores de graduação devem participar

Imagem: Todos os professores e estudantes de graduação presencial devem participar, via SIGAA (Foto: Viktor Braga/UFC)Foi prorrogado até o dia 21 de junho o prazo para que estudantes e professores de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará realizem a Avaliação Institucional 2019.1. Nesta edição, os participantes analisam a qualidade do ensino, opinando sobre o nível das aulas, turmas, docentes, dentre outros aspectos.

A avaliação é anônima e deve ser feita pelo SIGAA, no menu Ensino, onde serão disponibilizados os formulários on-line. A participação de todos é de extrema importância e garantirá à administração da UFC um diagnóstico da graduação, o que tem sido utilizado para implementação de melhorias nos cursos avaliados.

De acordo com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pelo processo, várias iniciativas têm sido tomadas nesse sentido. O presidente da comissão, Prof. José Lassance, cita os seminários para melhoria da didática dos docentes, as ações que valorizam a autonomia e visão crítica dos estudantes, além das tratativas individuais e específicas com professores, com base nas respostas da comunidade estudantil.

Imagem: Cartaz da Avaliação Institucional de 2019.1Nas últimas edições, os resultados da Avaliação Institucional têm sido trabalhados em eventos promovidos pela CPA em cada unidade acadêmica. Como resultado, as unidades cadastram potencialidades e fragilidades identificadas na sondagem, indicando possíveis soluções para cada aspecto.

Tais ações podem ser vistas no site da CPA. As ações referentes à avaliação de 2018 estão sendo trabalhadas setorialmente e serão apresentadas em um seminário de avaliação previsto para o segundo semestre deste ano. No semestre passado, 86,78% dos docentes participaram do processo, enquanto entre os discentes a participação foi de 53,76%.

Fonte: José Lassance, presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFC – fone: (85) 3366 9421