UFC é capa da revista "Carbon", uma das mais importantes na área de materiais carbonosos

Imagem: Capa da edição de junho da revista Carbon traz imagem de artigo dos pesquisadores da UFCPesquisadores da Universidade Federal do Ceará são autores de artigo científico emplacado na capa de uma das mais importantes revistas internacionais do campo de materiais e nanomateriais carbonosos, a Carbon. A revista tem fator de impacto 7,08 e é enquadrada como Qualis A1, a classificação máxima da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O estudo intitulado "Structural and electronic properties of nanotubes constructed from fragmented fullerenes" (na tradução, "Propriedades estruturais e eletrônicas de nanotubos construídos a partir de fulerenos fragmentados") tem autoria do Prof. Antonio Gomes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC e docente do Departamento de Física, da doutoranda em Física da UFC Paloma Vieira Silva e do Prof. Eduardo Costa Girão, ex-doutorando em Física da UFC e docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O trabalho faz parte da tese de doutorado de Paloma Vieira e propõe um novo tipo de material à base de carbono que é bidimensional, como o grafeno, e pode gerar estruturas nanométricas chamadas de nanotubos. "Foi mostrado que um novo arranjo de átomos, tendo como base fragmentos de fulereno (bolas simétricas com 60 átomos de carbono), podem gerar materiais com propriedades semelhantes às de um metal (condutor de eletricidade) ou de um semicondutor, dependendo de sua estrutura", explica o Prof. Gomes.

As pesquisas sobre o desenvolvimento de materiais são de grande relevância na ciência, pois podem estabelecer novos paradigmas para futuros avanços tecnológicos, a exemplo do que ocorreu com o silício. Segundo o Prof. Eduardo, a pesquisa publicada na Carbon apresenta bons resultados nesse sentido. "Graças a tais propriedades, esses tubos podem ser blocos básicos de futuros nanodispositivos eletrônicos", exemplifica.

Conforme acrescenta Paloma Vieira, os resultados do artigo, o primeiro a compor sua tese, são de grande interesse para a comunidade que estuda materiais 2-D. "Contribui para avaliar as potenciais aplicações desses nanotubos", diz.

O artigo foi desenvolvido em colaboração com a UFPI por meio do Prof. Eduardo Girão (egresso do Programa de Pós-Graduação em Física da UFC) e com o Prof. Vincent Meunier, do Rensselaer Polytechnic Institute (EUA). "Importante ser destacado o papel da CAPES no financiamento dessas parcerias no âmbito nacional, através do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), e internacional, pelo Programa Institucional de Internacionalização (PRINT)", disse Gomes.

IMPACTO ‒ A UFC é destaque nacional pelo impacto de suas pesquisas publicadas em periódicos mundo afora. O fato foi atestado recentemente pelo Leiden Ranking, publicado em 2018 com dados referentes ao período 2013-2016. A Universidade está entre as 10 melhores do Brasil no quesito relativo à proporção de artigos produzidos na Instituição que estão entre os 10% mais citados do mundo em sua respectiva área, tendo a mesma pontuação (5,9%) da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Física ‒ fone: (85) 3366 9903