Na Reitoria, Ceará 2050 discute regionalização e governança com prefeitos cearenses

Imagem: No evento, o secretário Nelson Martins ressaltou a necessidade de fortalecer a integração com os municípios (Foto: Ribamar Neto/UFC)O auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará sediou, na manhã desta quarta-feira (22), o encontro Ceará 2050 e os Municípios Cearenses. O evento, que contou com a participação de prefeitos e representantes de municípios do Ceará, visou apresentar a Plataforma de Desenvolvimento de Longo Prazo ‒ Ceará 2050 às autoridades municipais cearenses.

Coordenada pela UFC, através da Fundação ASTEF, a plataforma é uma iniciativa do Governo do Estado que tem como objetivo traçar estratégias para acelerar o crescimento econômico e melhorar a oferta de serviços essenciais para a sociedade.

Na ocasião, o coordenador-executivo do Ceará 2050, Expedito Parente Júnior, destacou as etapas já realizadas pela plataforma, como estudo e diagnóstico da realidade do Estado; identificação de tendências e de exemplos de países e estados que conseguiram solucionar entraves para o desenvolvimento; e definição de objetivos estratégicos. "Nós agora estamos na consolidação do portfólio de projetos", explicou.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

Ao longo do processo de construção da iniciativa, a plataforma percorreu 14 regiões de planejamento do Estado para debater os principais anseios para o Ceará daqui a 30 anos. Após a sistematização das informações coletadas, as discussões geraram 29 objetivos estratégicos para o Estado.

A ideia é que prefeitos e lideranças municipais atuem na proposta de governança do projeto. De acordo com o coordenador do Ceará 2050, Prof. Antônio Nunes de Miranda, a expectativa é que, até o mês que vem, 15 núcleos regionais de mobilização e discussão estejam em funcionamento em Fortaleza e nas demais regiões de planejamento do Estado. "Nós queremos pedir aos prefeitos que se incorporem a esses núcleos", solicitou.

Imagem: Reitor Henry CamposPresente ao evento, o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, destacou a grandeza da plataforma que "vai traçar o futuro do Estado com bases técnicas e consistentes. O Ceará 2050 é produto de muitos estudos e reflexões. A UFC se sente muito honrada e orgulhosa de ter participado disso", afirmou.

O presidente da Associação dos Municípios dos Ceará (APRECE), Nilson Diniz, lembrou da importância de garantir uma regionalização de investimentos no Estado. "O Ceará vem adotando um modelo econômico equilibrado, mas todos os investimentos estão vindo para a região metropolitana [de Fortaleza], o que causa diferença nas regiões", ponderou.

Representando o governador Camilo Santana, o secretário de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, ressaltou a necessidade de fortalecer a integração com os municípios. "O Ceará 2050 tem tido preocupação de fazer um trabalho o mais democrático possível, ouvindo todos os setores da sociedade", reforçou.

Também integraram a mesa de abertura do evento o secretário Municipal de Orçamento, Planejamento e Gestão, Philipe Nottingham, representando o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o secretário-executivo de Comércio, Serviços e Inovação do Estado do Ceará, Júlio Cavalcante, representando o secretário de Desenvolvimento e Trabalho, Maia Júnior; e os coordenadores da Plataforma Ceará 2050, Prof. Barros Neto e Airton Montenegro.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331