Casa de José de Alencar sedia I Seminário de Práticas Integrativas e Complementares

Imagem: Fundo cinza escrito em azul I Seminário. Na cor cinza, o restante da frase: de práticas integrativas e compementares em saúdeCom apoio do Horto de Plantas Medicinais Prof. Francisco José de Abreu Matos da Universidade Federal do Ceará e realização do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE) e da Comissão de Práticas Integrativas em Saúde, será realizado nesta sexta-feira (24), das 8h às 17h30min, o I Seminário de Práticas Integrativas e Complementares. O evento tem como sede a Casa de José de Alencar, equipamento cultural da UFC localizado na Av. Washington Soares, 6055, em Messejana. A iniciativa terá a participação, entre os palestrantes, de professores e farmacêuticos da UFC.

O seminário faz alusão ao Dia da Planta Medicinal, 21 de maio, instituído em homenagem à data de nascimento do Prof. Francisco José de Abreu Matos (1924-2008), criador do Programa Farmácias Vivas da UFC, iniciativa que tornou o Ceará referência na prática farmacêutica em saúde pública no Brasil, com reconhecimento também internacional.

Na programação, palestras e mesas-redondas irão abordar as práticas integrativas e complementares sob vários aspectos: no cuidado, na prática farmacêutica e nos serviços de saúde. Os palestrantes falarão sobre práticas como acupuntura, homeopatia, reiki, uso de fitoterápicos, constelação familiar, entre outras.

Por ocasião do seminário, haverá a entrega da Comenda Farmácias Vivas ao farmacêutico Júlio César Peixe, da Secretaria da Saúde do Estado, em reconhecimento a seu trabalho no programa de plantas medicinais cearense.

Outras informações podem ser obtidas no site do CRF.

Leia também na Agência UFC: A redescoberta das expedições de Abreu Matos no trabalho com plantas medicinais.

Fonte: Kellen Miranda Sá, farmacêutica do Horto de Plantas Medicinais da UFC ‒ fones: (85) 3366 9418 e 3366 9984