Competências cirúrgicas do generalista é tema da 27ª Jornada de Cirurgia da UFC

Conferencista João Evangelista BezerraO auditório da Reitoria sediou, nessa quarta-feira (22), a abertura da 27ª edição da Jornada de Cirurgia Professor Lusmar Veras – Competências Cirúrgicas do Generalista. O evento, que segue até sábado (25), homenageia neste ano o professor titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina (FAMED), Lusmar Veras, falecido em dezembro de 2018.

Compuseram a mesa solene o reitor da UFC, Prof. Henry Campos; a coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Profª Geanne Matos; o secretário da Saúde de Sobral, Prof. Gerardo Cristino; o diretor do Campus da UFC em Sobral, Prof. Vicente Pinto; o vice-diretor da Faculdade de Medicina, Prof. Francisco das Chagas Medeiros; o coordenador da graduação em Medicina em Fortaleza, Prof. Manoel Oliveira Filho; e o chefe do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC, Prof. Glauco Lobo.

Em seu discurso, o reitor Henry Campos saudou os presentes e revelou ser um assíduo participante da jornada, tendo já participado de cerca de 20 das 27 edições da iniciativa. "Essa tradição, mantida pelo Departamento de Cirurgia, é uma das mais ricas e prazerosas da academia, na qual se homenageia o talento, se reconhece o mérito e se proporciona estímulo para as novas gerações. Essa edição, para mim, tem ainda um significado mais especial porque homenageia o Prof. Lusmar Veras, uma grande figura humana e um grande amigo", afirmou.

Henry Campos fez ainda um balanço dos índices e resultados mais recentes da UFC e enfatizou o crescimento da Instituição nos últimos dois anos. "Estamos colhendo bons resultados. Tornamo-nos a melhor universidade do Norte e Nordeste, como mostram diversos indicadores, e nossos cursos de pós-graduação são de excelência nacional ou internacional. Tudo isso é motivo de orgulho, pois vem sendo conquistado apesar dos tempos difíceis", avaliou.

A memória do Prof. Lusmar Veras e sua atuação na Faculdade de Medicina da UFC foram evocadas nas falas dos professores Geanne Matos e Glauco Lobo. "Tive a oportunidade de conhecer o Prof. Lusmar, uma figura muito educada. Espero que essa jornada que leva seu nome possa trazer experiências e colaborações", disse Geanne Matos. "O Prof. Lusmar Veras tinha o Departamento de Cirurgia como a segunda casa e o mínimo que poderíamos fazer era dedicar essa jornada a sua memória", comentou Glauco Lobo.

Família do Prof. Lusmar Veras recebendo placa de homenagemA cerimônia contou ainda com uma conferência do Prof. João Evangelista Bezerra Filho e a entrega da comenda Distinção do Ensino Médico a cinco personalidades da área: Aurélio Frota Leitão Jr., na categoria Médicos do HU; Rogean Rodrigues Nunes, na categoria Médicos de Outros Hospitais; Armênio Aguiar dos Santos, na categoria Médicos de Outros Departamentos Que Colaboram com o Departamento de Cirurgia; e Lusmar Veras e Haroldo Juaçaba, homenageados in memoriam.

A Jornada de Cirurgia Professor Lusmar Veras segue com uma programação teórica, na qual serão promovidas palestras, debates e demonstrações acerca das competências cirúrgicas de um médico generalista; e prática, em que serão realizadas demonstrações e simulações por meio de estações práticas de ensino de diversas especialidades. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site do Departamento de Cirurgia da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: (85) 3366 7331