IV Semana Cultural Africana é aberta no CH; programação vai até sábado (25)

Imagem: Foto de grupo de estudantes do PEC-G segurando bandeiras de Benin, Guiné Bissau e Cabo VerdeEm solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (23) no Auditório José Albano, foi aberta a IV Semana Cultural Africana da Universidade Federal do Ceará. Promovido pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) em colaboração com alunos africanos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), o evento é alusivo ao Dia da África, celebrado em 25 de maio.

Com o tema "A África por trás das câmeras", a quarta edição da semana dedica-se, segundo a estudante cabo-verdiana Eveline Amado, a revelar que a África "não é um continente de tristeza e de fome". Aluna do Curso de Arquitetura e Urbanismo e integrante da comissão organizadora do evento, ela completa: "Nós, africanos, sentimos a necessidade de mostrar nossa África, com nossa cultura, saberes e conhecimentos. É muito bom ver o progresso do evento e o interesse dos alunos".

Iniciada com as boas-vindas da Profª Inês Pinheiro Cardoso, da PROINTER, a abertura foi seguida da execução de hinos nacionais de Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Benin e Cabo Verde e apresentação de suas respectivas bandeiras.

A diretora em exercício do Centro de Humanidades, Danyelle Nilin, compartilhou a satisfação de ver o envolvimento dos alunos do PEC-G na realização do evento. "Fico muito feliz de ver  esse auditório tão colorido com as roupas que vocês vestem e que representam tão bem o que é a África. Também é muito bom ver que essa ação é feita na perspectiva de mostrar o outro lado, de conhecer o outro, de exercer a empatia", disse.

Coordenadora de Internacionalização Linguística da PROINTER e responsável pelo PEC-G, a Profª Massilia Maria Lira Dias apontou o evento como um "momento para reunir, celebrar e Imagem: Foto da estudante Eveline Amado falando na mesa de aberturafortalecer a integração dos 84 estudantes africanos do PEC-G no âmbito universitário".

PALESTRA ‒ A programação da manhã contou ainda com a palestra "Pan-africanismo: a agenda 2063 da UA e a Década Internacional de Afrodescendentes da UNESCO", ministrada pelo Prof. Bas'Ilelle Malomalo, do Instituto de Humanidades e Letras do Campus dos Malês, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), na Bahia.

PROGRAMAÇÃO ‒ Inserida em 2019 no calendário universitário da UFC, a Semana Cultural Africana tem programação acadêmico-cultural e artística que segue até este sábado (25), incluindo mesas-redondas, exibição de filmes e oficinas, voltada para o estreitamento das relações entre o Brasil e os países dos alunos africanos da Instituição.

Fonte: Profª Inês Pinheiro Cardoso, da Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFC – fones: (85) 3366 7333 e 3366 7335