XIII Semana da Estatística da UFC começa na próxima quarta-feira (29)

Imagem:  A Semana de Estatística vai celebrar os 20 anos da Empresa Júnior de Estatística Gauss e os 10 anos do PET-Estatística (Imagem: Divulgação)Com o tema central "Versatilidade da estatística", será realizada de 29 a 31 de maio, a XIII Semana da Estatística (SEST). O evento ocorrerá no Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA), no bloco 910 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. A promoção é do DEMA, em conjunto com o Centro Acadêmico de Estatística Poisson, o Programa de Educação Tutorial (PET)-Estatística, a Empresa Júnior de Estatística Gauss e o Conselho Regional de Estatística (CONRE-3).

A edição 2019 da SEST celebrará os 20 anos da Empresa Júnior de Estatística Gauss e os 10 anos do PET-Estatística. Durante os três dias, a programação incluirá palestras, mesas-redondas, minicursos e workshops. A palestra de abertura será feita pela coordenadora-geral do CONRE-3, Dóris Fontes, que falará sobre "Estatística em tempos de ciência de dados".

Do programa, destacam-se ainda as palestras do cientista de dados e professor do DEMA Tiberius de Oliveira e Bonates, intitulada "Aplicação de otimização em ciências de dados"; e da estatística Veriana Gomes de Sousa, com o tema "Estatística aplicada à logística". Dois minicursos serão oferecidos, Excel Avançado e Manipulação de Dados no Software R.

INSCRIÇÕES – Os interessados em participar deverão fazer sua inscrição, presencialmente, na sala do PET-Estatística, localizada no bloco 910. O investimento é de R$ 12,00 mais 1 quilo de alimento não perecível. Com a inscrição, o aluno terá direito de participar de toda a programação, escolher um minicurso e receberá certificado de participação.

Mais informações podem ser obtidas nas páginas do Facebook do PET-Estatística, CA Poisson e EJE Gauss.

Fontes: Prof. Júlio Francisco Barros Neto, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada, e Marcelo de Oliveira Guimarães, membro do PET-Estatística – fones: (85) 3366 9840, 3366 9842 e 3366 9849