Projeto Improvisa, dos Cursos de Dança, realiza encontro em Trairi neste fim de semana

Imagem: cartaz do eventoVinculado aos Cursos de Dança (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Federal do Ceará, o Projeto Improvisa chega neste fim de semana a Trairi, município distante 137 quilômetros de Fortaleza, para a realização de encontro com a Arreios Cia. de Dança. A ação integra a iniciativa Improvisa em Rede e ocorrerá no sábado (25) e domingo (26), na Comunidade Educacional Padre Anchieta (CEPAN), na Av. Padre Tomás Feliu Amengual, no Centro. O objetivo é gerar diálogos sobre o tema improvisação em dança, com programação gratuita de oficinas, conversas e entrevistas para artistas e estudantes de Dança, além de roda de improvisação aberta ao público.

No sábado (25), a atividade será das 14h às 17h, com oficina ministrada pela Arreios Cia. de Dança. No domingo (26), a programação retorna às 8h30min, com oficina de integrantes do Projeto Improvisa sobre composição em tempo real. O encerramento do encontro será das 11h às 12h, com roda de improvisação aberta ao público.

CONEXÃO – Apoiada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), via XI Edital de Incentivo às Artes, a plataforma Improvisa em Rede busca desenvolver elos entre improvisadores da dança cearense. O projeto já passou pelas cidades de Sobral e Itapipoca. A primeira fase de atividades será encerrada em Fortaleza.

Imagem: cartaz do evento"Nos encontros são realizadas conversas, entrevistas e oficinas, oferecidas tanto pelo Projeto Improvisa quanto por cada grupo ou artista anfitrião, no melhor estilo 'mostra o teu que eu mostro o meu'. Dessa forma, o projeto visa eliminar qualquer colonialismo ou determinismo sobre as maneiras de fazer e compreender a improvisação em dança para então elaborar um inventário de aspectos e procedimentos trabalhados na improvisação cearense, entre práticas e teorias desenvolvidas em terras alencarinas", explica João Paulo Barros, que, com Clarissa Costa e Izabel Sousa, compõe a equipe de ação e pesquisa da proposta.

O Projeto Improvisa conta com apoio da Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da UFC, através do Programa de Promoção à Cultura Artística (PPCA), também conhecido como Bolsa-Arte. Prevê ainda a criação de site na Internet, em fase de construção. Lá será divulgado o conteúdo gerado durante as ações, disponibilizando imagens, vídeos e textos com acesso gratuito aos investigadores da dança interessados no tema improvisação.

Fontes: João Paulo Barros, integrante do Projeto Improvisa – fone: (85) 99737 9455 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.