PPGCI promove segunda-feira (27) conferência sobre avaliação de preservação digital

Imagem: Prof. Miquel Térmens GraellsO Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal do Ceará promoverá, na próxima segunda-feira (27), a conferência on-line "Avaliação de preservação digital com o NDSA Levels". O evento gratuito ocorrerá na sala 15 do Bloco Ícaro de Sousa, na área 2 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2762, Benfica), das 14h às 16h. Não é necessário fazer inscrição.

A conferência será proferida pelo Prof. Miquel Térmens Graells, decano e titular do Departamento de Biblioteconomia, Documentação e Comunicação Audiovisual da Universidade de Barcelona, na Espanha. O evento é destinado a estudantes e professores do PPGCI e demais interessados.

De acordo com a organização do evento, a conferência irá mostrar que os sistemas de preservação digital baseiam seu funcionamento em técnicas informáticas. Porém, é necessário verificar se essas técnicas estão funcionando corretamente para garantir que os dados estejam bem preservados. Para isso, existem metodologias de auditoria e avaliação que permitem verificar o correto funcionamento de determinado sistema de preservação. Uma das metodologias de avaliação mais conhecidas, o NDSA Levels, será apresentada no encontro, no qual será mostrado como aplicá-la a um repositório digital.

Fonte: Profª Virgínia Bentes, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) – fone: (85) 3366 7702