Projeto Livros Livres celebra três anos de atividades com programação cultural

Imagem: Leitora segurando livroEm comemoração dos três anos de atividade, o projeto Livros Livres, uma iniciativa do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará, realiza programação especial, com o tema "Livros Livres: 3 anos ampliando horizontes". As ações têm início nesta terça-feira (28) e seguem até quinta-feira (31). Integram a celebração uma palestra, apresentações artísticas, lançamento de livros, oficina de fanzine, exibição de filme e sorteio de uma cesta de livros.

Na terça-feira (28), às 16h, no auditório da Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra ‒ BCCP (Av. Mister Hull, s/n), será realizada a palestra "As mulheres de Beauvoir", com a escritora fortalezense e docente do Curso de Direito da UFC, Juliana Diniz. Logo após, às 17h30min, ocorre a apresentação do Quarteto de Cordas da UFC, seguida pelo lançamento do livro Paginário. Resultado da oficina de escrita literária Leitores, Livros e as Histórias de Cada um, o livro é organizado por Anna K. Lima. A obra é uma publicação da editora Aliás, especializada em trabalhos de mulheres.

Na quarta-feira (29), a partir das 14h, no mesmo local, será realizada uma oficina de fanzines com o poeta Levi S. Porto. Interessados já podem se inscrever através de formulário on-line. Na ocasião, será ainda lançado Chinchila, primeiro livro de poemas de Porto. Às 18h, também no auditório da BCCP, será exibido o filme Uma mulher fantástica, de Sebastián Lelio, ganhador do Oscar 2018 de Melhor Filme Estrangeiro. A película integra a mostra Mulheres em movimento, do cineclube da biblioteca. Após o filme haverá uma roda de conversa.

Encerrando a semana, na sexta-feira (31), às 12h, ocorrerá o sorteio "3 anos de Livros Livres", cujo prêmio será uma cesta com três livros do Clube Literário TAG, acompanhados por um quebra-cabeça literário surpresa, uma vela aromática e um case para tablet/kindle. Para participar, basta que os interessados doem livros para o Projeto Livros Livres, na BCCP, até a data do sorteio. Cada livro doado equivale a um número na lista de doadores. Serão aceitos como doação todos os gêneros literários, exceto livros didáticos e acadêmicos.

No mesmo dia, às 14h, o Grupo Verso de Boca, do Curso de Letras, realiza uma apresentação no Clube de Leitura LER ‒ Literatura, Engenharia e Reflexões, que tem coordenação do Prof. Luis Gonzaga Rodrigues Filho. A atividade será no auditório da Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra ‒ BCCP.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público. Mais informações podem ser obtidas nas páginas da BCCP no Instagram (@bccpufc) e no Facebook (Arte na Biblioteca).

PROJETO LIVROS LIVRES ‒ Criado com o propósito de incentivar o gosto pela leitura ao viabilizar o compartilhamento de livros para a comunidade universitária, o Livros Livres atualmente está presente em 15 pontos na UFC e em um ponto externo, na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará. Ao todo já foram compartilhados mais de 10 mil livros dos mais variados gêneros de literatura brasileira e estrangeira.

Fonte: Francisco Moura Filho, coordenador do projeto Arte na Biblioteca – fone: (85) 3366 9514