Membros do Conselho Consultivo do Parque Tecnológico são empossados

Imagem: Posse dos membros do Conselho Consultivo do Parque Tecnológico da UFC ocorreu na sala do Conselho Universitário (Foto: Viktor Braga/UFC)Foram empossados, na tarde desta sexta-feira (24), na Reitoria, os membros do Conselho Consultivo do Parque Tecnológico (PARTEC) da Universidade Federal do Ceará. Logo após a posse, os conselheiros aprovaram, por unanimidade, os primeiros processos do PARTEC, chamados de "transbordamentos", que, na prática, consistem na ampliação da abrangência do parque em diferentes áreas da UFC.

Foram aprovados cinco transbordamentos, para as seguintes unidades: Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM, localizado no Campus do Porangabuçu); Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat, situado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), e os campi de Quixadá, Russas e Crateús. Cada uma dessas unidades colocou parte de sua área física à disposição para futuras instalações do parque.

Além disso, foram apresentados alguns aspectos referentes ao organograma da direção do parque e da infraestrutura que se pretende instalar. Tais itens constarão no Regimento Interno do equipamento, que será apreciado nas próximas reuniões do Conselho Consultivo.

Segundo o presidente do PARTEC, Prof. Francisco Nepomuceno Filho, o projeto prevê a construção de quatro centros de pesquisa, nas seguintes áreas: água; mineração e metalurgia; energia; nanotecnologia, biotecnologia e saúde, além de um centro de excelência em tecnologia da informação e comunicação. Cada um desses centros deverá contar com uma empresa-âncora e várias pequenas e médias empresas fornecedoras de tecnologia.

Imagem: Presidente do PARTEC, Prof. Francisco Nepomuceno FilhoO organograma da direção do Parque terá inicialmente um conselho de administração, uma diretoria executiva e um comitê de uso e ocupação do solo. A gestão financeira e operacional será feita por uma fundação de apoio. Entre as próximas etapas do projeto do parque estão a assinatura do convênio com a fundação de apoio, a formalização das áreas transbordadas, o lançamento de um edital para prédios compartilhados, projetos de atração de empresas-âncora e apresentação do plano arquitetônico e urbanístico.

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA ‒ Presidente do Conselho Consultivo, o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, classificou o dia como uma data histórica. "É a materialização de um projeto extremamente importante para o futuro da nossa Universidade", disse o reitor, enfatizando que se trata de mais um passo na concretização da política de inovação tecnológica da UFC, apoiada por meio de várias parcerias com instituições públicas e privadas.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, destacou o constante diálogo e articulação que a UFC tem mantido com outras organizações, como o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza. Segundo ele, o apoio do governo estadual ao PARTEC precisa ser permanente, uma vez que se trata de um projeto que beneficiará o próprio desenvolvimento do Estado e não apenas da UFC. "O Parque Tecnológico vai fazer surgir um ambiente de atração e criação de empresas e ajudar a transformar a face econômica do Estado", projetou o secretário.

O presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Tarcísio Pequeno, salientou que será necessário esforço constante para manter o parque, devido às dificuldades econômicas pelas quais o País passa atualmente e a outras adversidades que surgirão após o início do funcionamento. Porém ressaltou que a proximidade dos pesquisadores da UFC na formulação de políticas públicas do Estado é um ponto forte para a superação de problemas.

Representando a Prefeitura de Fortaleza, o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (CITINOVA), Cláudio Ricardo Lima, afirmou que o PARTEC tem a potencialidade de mudar o perfil econômico tanto da Capital como de vários cidades do interior do Estado, além de cumprir papel importante na retenção dos talentos locais e na atração de estudantes e professores qualificados de outros estados.

Para o professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e ex-reitor da UFC, Jesualdo Farias, o nascimento do PARTEC só é possível devido aos investimentos que o Brasil fez há alguns anos nos vários níveis da educação e que seguem dando resultados. "É um projeto que nos alegra e nos dá esperança no futuro do País", disse Jesualdo, acrescentando que, com o Parque, a Universidade dá uma resposta à altura no sentido de que pode mudar a realidade social e econômica do Ceará e do Brasil.

Veja a composição do Conselho Consultivo do Parque Tecnológico da UFC:

Henry de Holanda Campos ‒ reitor / presidente do Conselho Consultivo
Francisco Nepomuceno Filho ‒ diretor-presidente do PARTEC
Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda ‒ representante do Governo do Estado
Júlio Cavalcante Neto ‒ representante do Governo do Estado
Cláudio Ricardo Gomes de Lima ‒ representante da Prefeitura de Fortaleza
Francisco Rennys Aguiar Frota ‒ representante da FINEP
Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno ‒ representante da FUNCAP
José Sampaio de Souza Filho ‒ representante da FIEC
Herbart dos Santos Melo ‒ representante do SEBRAE-CE
Davi Romero de Vasconcelos ‒ representante do Campus de Quixadá
Lindberg Lima Gonçalves ‒ representante do Campus de Russas