Homenagem a pioneiros marca comemorações dos 50 anos do Curso de Geologia da UFC

Imagem: Solenidade ocorreu no auditório da Reitoria da UFC (Foto: Alexandre Maciel / CREA-CE)Uma noite de comemorações e homenagens para celebrar meio século de atividades. Assim foi a solenidade de 50 anos do Curso de Geologia da Universidade Federal do Ceará, realizada no último dia 29, no auditório da Reitoria da UFC. O reitor Henry Campos prestigiou a ocasião, marcada pela outorga de honrarias a fundadores, docentes, servidores técnico-administrativos e demais pessoas que colaboraram na trajetória de sucesso daquela graduação.

A solenidade teve início com a apresentação do quarteto de cordas da Camerata de Cordas da UFC e seguiu com discursos, com destaque para a fala de um dos fundadores, Prof. Manoel Alcides Rocha. De forma descontraída, o pioneiro contou detalhes da criação da Geologia da UFC. Logo após, foi feita a entrega de placas de homenagem aos quatro fundadores: José de Oliveira Melo, José Márcio Lins Marinho, José Leopoldino da Silva Neto e Manoel Alcides Rocha.

Também foram homenageados 34 docentes e 15 servidores técnico-administrativos, além de duas personalidades consideradas porta-vozes do curso para além da academia: os professores Jáder Onofre de Moraes e José Vitorino de Souza. A cerimônia foi encerrada com o discurso do reitor Henry Campos, que destacou a importância do geólogo para a UFC e para a sociedade em geral.

Imagem: Evento foi marcado pela outorga de honrarias a fundadores, docentes, servidores técnico-administrativos e demais pessoas que colaboraram na trajetória de sucesso do Curso de Geologia da UFC (Foto: Alexandre Maciel / CREA-CE)MEIO SÉCULO ‒ As atividades alusivas aos 50 anos do Curso de Geologia da UFC ocorreram em paralelo à XXIV Semana da Geologia, ao V Simpósio da Pós-Graduação e ao GeoCeará 2019, cuja programação integrada contemplou palestras, minicursos e conferências. Houve ainda inauguração da Coleção Prof. Joaquim Raul F. Torquato, que contempla a evolução da cartografia geológica do Ceará, bem como uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará alusiva aos 50 anos do Curso de Geologia na UFC e aos 40 anos da Associação Profissional dos Geólogos do Ceará, realizada no dia 27 de maio.

Segundo o presidente da comissão dos 50 anos do Curso, Prof. César Ulisses Veríssimo, as atividades do cinquentenário seguem ao longo do ano, com o resgate da história da graduação e a conclusão de um livreto ilustrado a ser utilizado como guia para a coleção de mapas históricos da Geologia do Brasil e do Ceará, disponível no departamento. O docente informa ainda que até hoje o curso formou 739 profissionais para trabalhar no cenário regional e local. "Atualmente, grande número de geólogos formados na UFC possui espaço de destaque, ocupando cargos de gestão e direção em órgãos estaduais, federais e entidades de classe", comenta.

SAIBA MAIS ‒ O Curso de Geologia da Universidade Federal do Ceará foi criado em 1969 e suas atividades acadêmicas começaram em março de 1970, junto ao Instituto de Geociências, formado pelos cursos de Geologia e Geografia, este último em atividade desde 1963. Após 1973, com a criação do Centro de Ciências e a reestruturação da Universidade Federal do Ceará, o Departamento de Geociências substitui o Instituto de Geociências e passa a ocupar os blocos 912 e 913 no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Imagem: Evento foi marcado pela outorga de honrarias a fundadores, docentes, servidores técnico-administrativos e demais pessoas que colaboraram na trajetória de sucesso do Curso de Geologia da UFC (Foto: Alexandre Maciel / CREA-CE)Somente em 1983, com o aumento de seu quadro de professores, grande parte vinda da Universidade Federal de Pernambuco, foi extinto o Departamento de Geociências e criados os Departamentos de Geologia e de Geografia. A partir de 1988, o Departamento de Geografia muda para o bloco 911 e a Geologia passa a funcionar sozinha nos blocos 912 e 913.

A primeira turma de geólogos da Universidade Federal do Ceará formou-se em 1974 para atender a uma demanda em dois contextos complementares: regional e nacional. O primeiro contexto requeria uma política de desenvolvimento voltada ao aproveitamento das águas, dos solos e dos minerais; o segundo, vinculado ao panorama nacional desenvolvido pelos órgãos do Governo Federal, destinava-se ao aproveitamento de jazidas minerais com o objetivo de atender ao aumento do consumo do mercado interno e externo.

Fonte: Prof. César Ulisses Veríssimo, do Departamento de Geologia da UFC ‒ fone: (85) 3366 9867