Importância da gestão de documentos para instituições é destaque na Semana Nacional de Arquivos

Imagem: O pró-reitor-adjunto de Planejamento e Administração da UFC, Prof. Augusto Albuquerque, e a Profª Virgínia Bentes, do Departamento de Ciência da Informação (Foto: Viktor Braga/UFC)A Profª Virgínia Bentes, do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará, deu as boas-vindas ao público da 3ª Semana Nacional de Arquivos, na manhã desta quarta-feira (5), no Auditório Rachel de Queiroz (área 2 do centro de Humanidades), no Campus do Benfica. A programação segue até sexta-feira (7), sendo aberta ao público.

A relevância da gestão de arquivos para a preservação do valor histórico-cultural dos acervos arquivísticos de instituições foram alguns dos destaques da abertura. O pró-reitor-adjunto de Planejamento e Administração da UFC, Prof. Augusto Albuquerque, ressaltou o trabalho da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) da Instituição, responsável pela documentação de arquivos, descarte adequado, avaliação de temporalidade de documentos, dentre outras atividades.

"Estamos caminhando para a gestão de documentos na UFC. Nas mínimas atividades operacionais da Universidade, tudo passa pelos arquivos. Hoje temos a noção da importância dessa área. Contamos com o esforço que tem sido feito pela Profª Virgínia, junto com a Adênia [Guimarães, coordenadora de Administração e Patrimônio da UFC] e toda uma equipe", afirmou o Prof. Augusto.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Imagem: Evento teve conferência de Júnia Morais Ramos, vice-diretora da Diretoria de Arquivos da UFMG (Foto: Viktor Braga/UFC)CONFERÊNCIA ‒ A primeira manhã da Semana Nacional de Arquivos foi marcada pela conferência de Júnia Morais Ramos, vice-diretora da Diretoria de Arquivos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a DIRAC. Ela falou sobre a trajetória da Diretoria, responsável por toda a gestão de documentos e arquivos institucionais da UFMG, bem como sobre seu funcionamento e os desafios enfrentados até hoje.

Segundo Júnia, até a implantação da DIRAC havia dificuldade quanto ao gerenciamento, guarda e descarte de documentos; falta de padronização no tratamento documental; problema de recuperação de informações que, ainda hoje, são comuns a outras instituições brasileiras. Daí a importância da arquivologia.

O tema será aprofundado em palestras e atividades da 3ª Semana Nacional de Arquivos. Também estão previstas, ao longo da programação, visitas guiadas à Reitoria e ao Museu de Arte da UFC (MAUC). Na UFC, o evento é promovido pela CPAD em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), o Memorial e o Museu de Arte da UFC.

Fonte: Divisão de Arquivos da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da UFC ‒ fone: (85) 3366 7384