Implantação da gestão por competências na UFC é tema de encontro no gabinete do reitor

Imagem: Encontro no gabinete do reitor discutiu a implantação do projeto de gestão por competências da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, recebeu em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira (6), o professor e consultor Rogério Leme, referência em metodologias de implantação da chamada gestão por competências.

Participaram também do encontro a pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFC, Profª Marilene Feitosa, e as servidoras Denise Landim, diretora da Divisão de Gestão por Competências (DIGEC), e Ioneiry Lima, também da DIGEC.

Rogério Leme ministra até esta sexta-feira (7) oficina para servidores das pró-reitorias de Gestão de Pessoas (PROGEP) e de Planejamento e Administração (PROPLAD), bem como da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA). O objetivo da atividade é auxiliar na estruturação de "trilhas de aprendizagem" conectadas ao projeto de gestão por competências da UFC. "Um dos pontos fundamentais desse projeto é o desenvolvimento das pessoas. Nele constam trilhas de aprendizagem, uma estrutura para que o servidor busque o que ele precisa para desenvolver o seu trabalho. Tem trilhas para o desenvolvimento dele na carreira, na função, na atividade que ele executa", exemplifica.

Iniciado há quase dois anos, o projeto de gestão por competências da UFC visa, conforme a Profª Marilene Feitosa, "colocar à frente da gestão pessoas da Universidade que são realmente capacitadas para os cargos e funções. Já foram feitos três testes de forma manual na PROGEP com base na metodologia do professor Rogério Leme. Então percebemos a necessidade de se desenvolver um sistema próprio para expandir para a UFC como um todo. Para a construção dessa plataforma, a PROGEP tem contado com o auxílio de bolsistas e servidores do Campus de Quixadá", explica.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

Imagem: Encontro no gabinete do reitor discutiu a implantação do projeto de gestão por competências da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)A pró-reitora afirma que a iniciativa da Universidade, no entanto, vai além. "Tem o objetivo de dar oportunidade aos servidores de mostrarem seus talentos e conhecimentos. Se temos um servidor da própria universidade com determinada experiência para atender tal área, vamos chamá-lo, como em um banco de talentos. Mas [o projeto] também visa a capacitação do servidor. Se ele está em uma área que exige certo conhecimento, vamos buscar capacitação para ele desenvolver melhor o serviço a ser prestado."

No encontro, o Prof. Henry Campos ressaltou a importância da gestão por competências e do desenvolvimento do corpo técnico-administrativo da Universidade, citando sua experiência como diretor do Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores das Profissões de Saúde, do Instituto Regional FAIMER-Brasil. A cada edição, que dura três semanas em formato de imersão, os participantes apresentam projetos de inovação em saúde e são capacitados em liderança.

Sobre conduzir a oficina na Universidade, Rogério Leme considerou ser "gratificante ver que a UFC está colocando em prática esse trabalho. Tem dificuldades e determinadas limitações, além da complexidade de envolver um universo de mais de 5 mil servidores. Mas é um desafio e uma ação que fica para a Instituição como um todo."

EXIGÊNCIA LEGAL – Após o encontro, a Profª Marilene Feitosa explicou que a implantação da gestão por competências é uma exigência legal para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), conforme o Decreto nº 5.707/2006.

Na UFC, o tema ganhou tamanha relevância a ponto de ser criada uma divisão específica dentro da Coordenadoria de Desenvolvimento e Capacitação (CODEC) da PROGEP, a DIGEC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331