UFC e IBAMA formalizam acordo de cooperação técnica na abertura da Semana do Mar

Foto do barco Argo Equatorial, ancorado na Praia do Mucuripe, em Fortaleza. A Universidade Federal do Ceará e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no Ceará firmaram um acordo de cooperação técnica envolvendo o barco Argo Equatorial, embarcação de pesquisa do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC. A solenidade ocorreu na tarde dessa quinta-feira (6), no primeiro dia da III Semana do Mar (SEMAR), no Iate Clube de Fortaleza, que sedia as atividades da III SEMAR até o próximo domingo (9).

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC   

Foto da diretora do LABOMAR, Ozilea Menezes, e do reitor da UFC, Henry CamposHOMENAGENS – A diretora do LABOMAR, Maria Ozilea Bezerra Menezes, recebeu a placa de Mérito Ambiental da UFC, e, bastante emocionada, demonstrou sua gratidão aos apoiadores do projeto de pesquisa oceanográfica. Segundo Ozilea, o barco Argo Equatorial será "importante laboratório marítimo que gerará informação científica para a tomada de decisões em áreas estratégicas do desenvolvimento". Ela se referiu ao ex-reitor da UFC, Prof. Jesualdo Pereira Farias, que ajudou no processo de viabilizar recursos junto ao então Ministério da Pesca e da Aquicultura.

"Essa homenagem eu divido com todos os argonautas do LABOMAR, da UFC e os nossos parceiros do IBAMA que fizeram parte deste trabalho, e aqui podemos dizer que hoje concluímos uma grande etapa. É interessante ver a transcendência que tem a nossa Universidade e a importância do estudo científico dos oceanos. Neste dia, comprovamos que o esforço conjunto entre as instituições prevalece e nos fortalece", afirmou a Profª Ozilea.

O ex-superintendente estadual do IBAMA, Herbert Lobo, também agraciado com a placa de Mérito Ambiental da UFC, declarou estar rodeado não apenas de parceiros institucionais, mas de amigos. "Acredito que é possível a proteção ambiental não só no ambiente marinho, como em todos os ambientes, aliada ao desenvolvimento", declarou.  

Foto do público presente ao Iate Clube de FortalezaECONOMIA DO MAR – Para o atual superintendente do IBAMA no Ceará, Gabriel Sobreira Lopes, as atividades de fiscalização desenvolvidas pelo órgão apoiam a economia e o desenvolvimento sustentável. "O Ceará tem a vocação da pesca, que faz parte da história, política, cultura e economia do Estado. A fiscalização marítima existe não para impedir a pesca, mas, muito pelo contrário, para fomentar a atividade pesqueira. Quando temos responsabilidade ambiental, abrimos portas", ponderou Gabriel Lopes.

O reitor da UFC, Prof. Henry Campos, ressaltou os projetos interdisciplinares relativos ao mar desenvolvidos no LABOMAR, que se somam ao trabalho de pesquisadores dos Departamentos de Engenharia de Pesca, Biologia, Química, Geologia e Geografia da Universidade. O reitor reforçou ainda o benefício que o Argo Equatorial pode trazer para alunos de graduação e de pós-graduação e para as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Foto do discurso do reitor da UFC, Henry Campos"Temos conscientizado as comunidades litorâneas e transferido tecnologias para a produção de camarão e ostra. Temos realizado projetos voltados à gestão ambiental, ao monitoramento dos níveis de impacto da exploração petrolífera, do assoreamento e da erosão das praias, da poluição orgânica e industrial das águas estuarinas e litorâneas. Também temos estudos sobre a potencialidade da exploração econômica de recursos como lagosta, pargo, atum, cavala, serra e algas macroscópicas. Enfim, estamos atentos ao mar, às suas riquezas, fragilidades e aos seus pedidos de socorro. A sociedade precisa do conhecimento gerado na Universidade para poder galgar novos patamares de desenvolvimento. Por isso, temos que içar as velas e partir para além da risca; o nosso desafio, afinal, é do tamanho do mar", concluiu o reitor Henry Campos.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade a vice-diretora do LABOMAR e coordenadora do Laboratório Embarcado Multiusuário do Atlântico Equatorial (LEMAE), Profª Lidriana Pinheiro; a diretora do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM – Marinha do Brasil), Eliane Rodriguez; o comodoro do Iate Clube de Fortaleza, Licínio Correa; o comandante Madson Santana, da Capitania dos Portos do Ceará; o comandante Alexandre Pereira da Silva, da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará; o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), Eduardo Sávio Martins; o tenente-coronel Ricardo Mota, chefe do Batalhão de Policiamento Especializado da Polícia Militar do Ceará (PM-CE), e os servidores técnico-administrativos do LABOMAR, Miguel Sávio e José Gama.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331