Empossados membros dos Conselhos Consultivo e Deliberativo do Colégio de Estudos Avançados

Imagem: Mesa com escritoras Ana Miranda e Angela GutiérrezForam empossados na tarde desta sexta-feira (7), no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, os membros dos Conselhos Consultivo e Deliberativo do Colégio de Estudos Avançados da UFC. Vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), o Colégio tem como objetivos apoiar programas e projetos avançados de ensino, pesquisa e extensão, e promover o intercâmbio entre a UFC e outras instituições acadêmicas.

A mesa da solenidade foi composta pelo reitor da UFC, Prof. Henry Campos; pelo diretor e pelo vice-diretor do CEA, Prof. César Barreira e Prof. Álvaro Madeiro Leite, respectivamente; pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes, e pelo Prof. Tarcísio Pequeno, presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

O Prof. César Barreira deu início aos discursos fazendo uma retrospectiva das atividades do CEA, iniciadas em 2016. Abordou as ações do órgão, que, por semestre, promove seis conferências abertas ao público com grandes nomes do pensamento humano, e enfatizou o caráter interdisciplinar do colégio. "Estou cada vez mais convencido de que a produção do conhecimento vai acontecer a partir desses diálogos interdisciplinares. Estamos tendo uma experiência muita rica, nós das Ciências Sociais, com os professores dos Recursos Hídricos, discutindo a problemática dos conflitos de alocação de água no estado do Ceará", exemplificou.

O docente anunciou a próxima conferência do CEA, que acontece na quinta-feira (13), no auditório da Reitoria, às 15h, com o tema "Depressão e mal-estar na universidade". Integrarão o debate a Profª Laéria Fontenele, do Curso de Psicologia da UFC, e o Prof. Paulo Henrique Martins, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco.

Imagem: Mesa com Reitor Henry Campos e professor César Barreira Em sua fala, o reitor Henry Campos elogiou a equipe do CEA e afirmou ser o órgão uma instância relevante de interface com a sociedade. "As minhas palavras são de agradecimento ao Prof. César e ao Prof. Álvaro, que vêm conduzindo com maestria as atividades desse Colégio. O que foi feito neste pouco tempo já mostra uma pujança muito grande do Colégio de Estudos Avançados e a gente espera que a Universidade incorpore isso, fazendo com que nos tornemos cada vez mais próximos e conscientes da nossa missão", declarou.

A solenidade foi encerrada com uma conferência das escritoras Ana Miranda e Angela Gutiérrez, que debateram assuntos como a relação entre contemporaneidade e literatura, o ensino de literatura nas universidades, o lugar da infância na literatura e a geografia pessoal nas obras literárias, sob mediação da Profª Maria Inês Cardoso, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC.

EMPOSSADOS – Tomaram posse como membros do Conselho Deliberativo do CEA os docentes da UFC Antônio Gomes de Souza Filho – que atuará como presidente do Conselho; César Barreira, Fernanda Maria Abreu Coutinho, José Soares de Andrade Júnior, Ricardo Figueiredo Bezerra e Manfredo Oliveira, os dois últimos professores aposentados. Também fazem parte do Conselho: Jorge Parente Frota Júnior, como representante da sociedade civil; Tarcísio Pequeno, como representante de entidade pública, e Daisy Jereissati Barbosa Lima, representante discente dos Programas de Pós-Graduação da UFC.

Já no Conselho Consultivo foram empossados: Paulo Saldiva, diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo; Estevam Barbosa de Las Casas, diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG; José Sérgio Leite Lopes, diretor do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ; José Vicente Tavares dos Santos, diretor do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS; Paulo Henrique Martins, coordenador do Instituto da América Latina da UFPE; José Augusto Bezerra, da Academia Cearense de Letras; João Lucas Marques Barbosa, da Academia Brasileira de Ciências; José Albérsio de Araújo Lima, presidente da Academia Cearense de Ciências; Paulo Sérgio Bessa Linhares, presidente do Instituto Dragão do Mar; Angela Maria Rossas Mota de Gutiérrez, presidente da Academia Cearense de Letras; Ana Maria Nóbrega Miranda, doutora Honoris Causa da UFC; e Regnoberto Marques de Melo Júnior, Maria Naiúla Monteiro da Silva e Paulo Jorge Alcobia Simões, docentes da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331