UFC homenageará Heloísa Juaçaba com Medalha do Mérito Cultural "in memoriam"

Imagem: Heloísa Juaçaba acompanhada do artista plástico e Doutor Honoris Causa da UFC Descartes Gadelha (Foto: Divulgação/MAUC)Será concedida nesta terça-feira (11), às 11h, no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica), a Medalha do Mérito Cultural da Universidade Federal do Ceará à artista plástica Heloísa Juaçaba (in memoriam). Quem estará presente para receber a distinção será Ana Virginia Juaçaba Ribeiro, filha da homenageada, responsável por manter a obra e a memória de sua mãe vivas. Por motivos de força maior, as tentativas anteriores de entrega da medalha à própria Heloísa não foram bem-sucedidas.

A medalha é uma honraria dedicada a personalidades que se destacam no campo da cultura. A concessão a Heloísa Juaçaba, aprovada pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da UFC em 18 de março de 2008, reconhece a contribuição da artista plástica no campo das artes plásticas cearense, e, sobretudo, sua imprescindível participação na fundação do Museu de Arte da UFC (MAUC).

Nascida em Guaramiranga no dia 1º de abril de 1926, Heloísa Juaçaba estudou desenho e pintura com Floriano Teixeira na Sociedade de Artes Plásticas (SCAP), mas seu interesse pela arte a levou a desenvolver também trabalhos em outras vertentes como desenhista, escultora, tapeceira e gravadora.

Em 1960, a convite do reitor Antônio Martins Filho, Heloísa integrou grupo de artistas que colaborou para tornar realidade o "sonho de museu" idealizado pelo então reitor. Em conjunto com os pintores Zenon Barreto e Antônio Bandeira, além de outros amigos que apoiaram a iniciativa, Heloísa reuniu gradativamente material artístico para que, em 1961, pudesse acontecer a inauguração oficial do MAUC.

Heloísa Juaçaba desempenhou também atividades no âmbito da administração da cultura no Estado do Ceará. Foi diretora do Departamento Municipal de Cultura da Prefeitura de Fortaleza; integrante do Conselho Estadual de Cultura; diretora do Centro de Artes Visuais Casa de Raimundo Cela e organizadora das pinacotecas do Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado do Ceará, e do Paço Municipal de Fortaleza.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480