Casa de Cultura Francesa realiza Festa da Música nesta quinta-feira (13)

Imagem: Logo da Fete de la Musique nas cores vermelho e azulA Casa de Cultura Francesa (CCF) da Universidade Federal do Ceará realiza, nesta quinta-feira (13), a Festa da Música 2019 (Fête de la musique). O evento é uma atividade do projeto de extensão Francoculture ‒ Journées de la culture francophone, e irá contar com um dia de atividades culturais gratuitas em celebração da língua e culturas francesas.

Este ano a festa acontece com "sotaque nordestino", celebrando as festas juninas e o dia de Santo Antônio, com ações que abordam a influência das danças francófonas na nossa quadrilha.

A programação tem início às 10h, no auditório da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC (Av. da Universidade, 2683, Benfica), com a mesa-redonda "Panorama de músicas e danças tradicionais francesas: foco na região da Bretanha". Integram o debate o professor assistente da embaixada da França (convênio PROINTER/UFC), Jérémy Morisso; a estudante do Curso de Letras Português-Francês da UFC, Bruna Vasconcelos; e o professor de Artes e Música na Prefeitura de Aquiraz, Rondinelly Bezerra.

Às 17h, nos jardins da CCF, estudantes do 7º semestre do curso apresentam a exposição "Heranças Culturais ‒ Brasil e o mundo francófono". No local estarão cartazes retratando as danças, vestimentas e gastronomia de países francófonos. Logo após, às 18h, têm início as apresentações musicais e de dança. No repertório estão canções francesas, MPB, pop internacional e música erudita.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. A mesa-redonda e a exposição serão apresentadas em francês.

Fonte: Profª Cláudia Giraud, coordenadora da Casa de Cultura Francesa ‒ fone: (85) 3366 7634