Nota de falecimento: Prof. Pedro Paulo Montenegro, aposentado da UFC

A Universidade Federal do Ceará registra com pesar o falecimento do professor Pedro Paulo de Souza Montenegro, ocorrido nesse domingo (9), em Fortaleza.

Um dos fundadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UFC, criada em 1963, quando era reitor Antônio Martins Filho, Pedro Paulo destacou-se pelos seus estudos no campo da Teoria Literária e da Literatura Brasileira. Autor de vários livros e ensaios críticos, consagrou-se ao magistério e foi mestre de, pelo menos, duas gerações de estudantes na UFC e em outros estebelecimentos de ensino, onde lecionou língua e literatura espanholas e teoria literária.

Exerceu suas funções na Escola Preparatória de Fortaleza, no Colégio Militar do Ceará, admitido por concurso público, na Faculdade Católica de Filosofia e em colégios públicos e particulares de Fortaleza.

Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da UFC e em Letras Clássicas pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará. Realizou estudos de pós-graduação na Universidade de Madri, na Espanha, tendo sido aluno e orientando do eminente mestre Ramón Menéndez Pidal. Foi professor visitante de Literatura Brasileira na Universidade de Colônia, na Alemanha, e na Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos.

Membro da Academia Cearense de Letras, foi pró-reitor de Extensão da UFC durante o reitorado de Paulo Elpídio de Menezes Neto, quando exerceu as funções de diretor das Edições UFC e do seu Conselho Editorial.

Foi membro do Conselho Diretor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Ministério da Educação, em 1979/1980, e assessor do professor Paulo Elpídio de Menezes Neto quando secretário de Educação do Ceará, no primeiro governo Tasso Jereissati.

Portador de numerosas distinções acadêmicas, entre as quais de Professor Emérito da UFC.

Casado com Germana de Souza Montenegro, deixa cinco filhos: Inês, Paulo, Marcos, Carlos e Flávio e netos.

O Ceará perde um de seus intelectuais de maior projeção na literatura e uma vocação espontânea para o magistério, no qual construiu exemplo de dedicação e competência, associado ao prazer de ensinar e aprender, em que foi mestre diligente e brilhante.

VELÓRIO – O velório ocorre na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota). A missa de corpo presente será realizada no mesmo local, nesta segunda-feira (10), às 15h. O sepultamento está marcado para as 16h30min no Cemitério Parque da Paz (Av. Juscelino Kubitschek, 4454, Passaré). O reitor da UFC, Prof. Henry Campos, decretou luto oficial na Instituição.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: (85) 3366 7307