Um em cada cinco brasileiros pode ter diabetes, diz estudo integrado pela Farmácia-Escola da UFC

Foto de atendimento realizado na Farmácia-Escola da UFC - dois farmacêuticos em uma bancada atendem uma moça para teste de glicemiaUm em cada cinco brasileiros sem diagnóstico prévio pode ter diabetes mellitus, é o que revela um dos maiores estudos realizados sobre o tema no País. Conduzida pelo Conselho Federal de Farmácia, com apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a pesquisa contou com a participação da Farmácia-Escola da UFC. A coleta dos dados locais ocorreu entre 19 de novembro e 5 de dezembro do ano passado no Campus Porangabuçu.

Na Farmácia-Escola da UFC foram 90 pessoas atendidas, das quais 51 homens e 39 mulheres, com média de idade de 52 anos. Cada participante teve medidos glicemia capilar, peso, altura, circunferência abdominal, índice de massa corpórea (IMC) e ainda respondeu ao questionário FINDRISC, ferramenta de rastreio para detecção de casos de hiperglicemia e diabetes. Ao fim do atendimento, o resultado foi disponibilizado individualmente, juntamente com orientações farmacêuticas a respeito da importância da prática de hábitos saudáveis de vida e de acompanhamento médico.

Os dados coletados pela UFC mostram que, entre os homens, 37,2% apresentaram risco alto ou muito alto de desenvolvimento de diabetes. Já entre as mulheres esse índice chegou a 43,6%. A média geral da dosagem de glicemia foi de 123 mg/dL,  com média masculina de 128 mg/dL e feminina de 117 mg/dL.

No Brasil, 17.580 pessoas foram avaliadas pelo estudo. Delas, 18,4% apresentaram glicemia elevada. No total, foram cerca de mil farmacêuticos de farmácias públicas e privadas, em 345 municípios. Os fatores de risco mais presentes foram o sedentarismo (68%), a não ingestão de verduras e frutas todos os dias (43%) e o histórico familiar (37%). O estudo na íntegra encontra-se disponível no site do Conselho Federal de Farmácia.

SAIBA MAIS ‒ Além da participação no estudo, a Farmácia-Escola da UFC disponibiliza serviço de aferição de glicemia capilar e de atenção farmacêutica, além de orientação quanto ao uso racional dos medicamentos, como os que são utilizados para diabetes. Realiza ainda a manipulação de alguns medicamentos sem açúcares na formulação, como o xarope de cumaru.

Fonte: Farmácia-Escola da UFC ‒ fone: (85) 3366 8274