Programa Jovens Talentos oferta 1.449 vagas para estágio; alunos da UFC podem concorrer

Imagem: O programa está disponível para alunos de 46 cursos superioresEstão abertas, até o dia 23 de junho, as inscrições para o Programa Jovens Talentos da Prefeitura de Fortaleza, que oferta 1.449 vagas para estágio remunerado em diversos órgãos municipais. O programa está disponível para alunos de 46 cursos superiores. Graduandos da Universidade Federal do Ceará matriculados em algum dos cursos relacionados podem participar da seleção. Entre as novidades do programa para este ano está a inclusão do Curso de Gestão de Políticas Públicas da UFC.

Conforme o edital, para se inscrever no programa o candidato deverá estar cursando, no mínimo, o 4º semestre ou ter cursado, no mínimo, 80 créditos ou 40% da carga horária prevista para o respectivo curso. A inscrição deverá ser feita pela Internet, através de formulário eletrônico, mas, antes de realizá-la, o candidato deve preencher o Cadastro Único das Políticas Públicas de Juventude. O cadastro, segundo a Prefeitura, tem o objetivo conhecer os perfis dos jovens para indicar-lhes oportunidades nas áreas culturais, esportivas e de qualificação, bem como pensar formas de aprimorá-las.

O programa destina 10% de suas vagas para pessoas com deficiência. As provas serão elaboradas pela equipe do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IMPARH) e aplicadas no dia 7 de julho. No ato da inscrição, o candidato poderá optar por até três órgãos públicos de sua preferência para estagiar. Os aprovados na seleção terão ainda uma etapa de entrevistas, e o resultado final será divulgado no dia 22 de julho, com início do estágio em agosto.

Os estudantes selecionados receberão bolsa-estágio no valor de R$ 500,00, correspondente à carga horária de 20 horas semanais, acrescida de auxílio-transporte referente aos dias de efetivo exercício das funções. Poderá ser admitida, em caráter excepcional, a ampliação de carga horária, sendo o cálculo do valor da bolsa-estágio proporcional às horas acrescidas e desde que observado o limite de carga horária definido no art. 10 da Lei Federal nº 11.788/2008.

O Programa Novos Talentos é promovido pela Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG) e pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ). Mais informações sobre o processo seletivo, a taxa de inscrição e a lista de cursos com vagas ofertadas no programa podem ser obtidas no edital.

Fonte: Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IMPARH) ‒ fone: (85) 3433 2987