MAUC abre à visitação mostra de telas feitas com a técnica do bordado

Imagem: Bordado da fachada da Reitoria da UFCUm passeio pela obra de grandes escritores através da arte do bordado é a proposta da exposição Iluminuras – Literatura e Bordado, que segue até o dia 19 de julho, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC). Por meio de linhas e cores, a mostra reverencia o trabalho de nomes como Moreira Campos, Rachel de Queiroz, José de Alencar, Guimarães Rosa, Natércia Campos, Pero Vaz de Caminha, Patativa do Assaré e Clarice Lispector.

A exposição é uma iniciativa do grupo de Bordado Iluminuras, projeto de extensão da UFC coordenado pela Profª Neuma Cavalcante, coordenadora do Acervo do Escritor Cearense, da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC. O projeto tem como proposta transformar obras da literatura brasileira e estrangeira em bordado.

MONUMENTOS Além de contos e trechos de livros, o MAUC traz ao público pontos turísticos de Fortaleza, como o Cineteatro São Luiz, a Igreja do Pequeno Grande e o Jardim Japonês através da linguagem do bordado, na exposição Nunca se viaja em vão… Se o destino é Fortaleza. Na mostra, monumentos e paisagens da Capital são transformados em quadros, um resultado do trabalho do grupo Entrelaçadas.

A visitação para as duas mostras é gratuita e aberta ao público, inclusive para escolas, mediante agendamento. Pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O MAUC fica na Av. da Universidade, 2854 - Benfica.

Fonte: Kathleen Silveira, do Museu de Arte da UFC – fone: (85) 3366 7481