Agência UFC: mais saúde e qualidade de vida para mulheres com endometriose

Imagem[: Professora Tatiana Zylberberg em um corredor, segurando uma peça anatômica que reproduz um útero (Foto: Viktor Braga/UFC)Mulher, endometriose, dor, corpo e saúde. Essas são as principais temáticas do projeto de extensão Mulheres e Novelos, criado em 2015 pela Profª Tatiana Zylberberg, do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará. A endometriose é a presença incomum de células do endométrio ‒ membrana que recobre o útero internamente ‒ em outras partes do abdômen.

A doença, que afeta de 10% a 15% das mulheres em fase reprodutiva em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda é pouco compreendida. Ela pode provocar cólicas intensas, desconforto, inchaços abdominais, dores pélvicas, dores na relação sexual, e até levar à infertilidade.

Ainda não há cura para a endometriose, contudo o tratamento multiprofissional, juntamente com a mudança de hábitos, pode diminuir os sintomas e propiciar mais qualidade de vida. Desde 2017, o projeto Mulheres e Novelos acolhe as pacientes atendidas pelo Ambulatório de Dor Pélvica da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH.

Veja a matéria completa no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: (85) 3366 7331