Inscrições abertas para o curso “Dramaturgia e roteiro para série, ficção e TV”

Imagem: Fachada da Casa Amarela Eusélio OliveiraEstão abertas até o próximo dia 28, via Internet, as inscrições para o curso "Dramaturgia e roteiro para série, ficção e TV", promovido pelo 4º MAN – Mercado Audiovisual do Nordeste, voltado para estudantes de cinema e roteiristas. A formação será ministrada por Marton Olympio, diretor, roteirista e autor da última temporada de Cidade dos Homens (2018) e um dos novos autores da série Os Experientes (2019), ambas da TV Globo. O 4º MAN tem apoio institucional da Casa Amarela Eusélio Oliveira, um dos equipamentos culturais da Universidade Federal do Ceará.

O curso ocorrerá no período de 1º a 5 de julho, das 14h30min às 17h30min e das 18h às 21h, na Casa Amarela UFC (Av. da Universidade, 2591, Benfica). O objetivo é desenvolver o olhar dos estudantes de cinema e roteiristas sobre a estrutura das séries, para que possam pensar além das novas ferramentas para a criação e desenvolvimento de seriados.

Além dos trabalhos mencionados, Marton Olympio também escreveu o roteiro do novo filme de Tata Amaral, Sequestro Relâmpago (2018), da Globo Filmes, e hoje está escrevendo o longa Alemão 2, continuação do filme de 2016. A programação do curso é a seguinte:

AULA 1 – DIA 1º/7: Introdução à Era de Ouro na TV; estudo sobre séries dos gêneros: Drama (Sopranos, Break in Bad, The Wire e A Sete Palmos) e Humor (Senfield, Friends, Curb Your Entusiam e Arrested Development); apresentação de cases reais; e estudo da introdução da série Cidade dos Homens.

AULA 2 – Dia 2/7: Estudo sobre o gênero drama, com exibição de piloto e estudo de filmes e séries; estudo de personagens, como Dexter e Hannibal Lecter; exibição e estudo do primeiro episódio da série Cidade dos Homens; e apresentação de projetos.

AULA 3 – Dia 3/7: Estudo sobre o gênero de ação, com exibição de piloto e estudo de séries, entre elas, o Game Of Thrones; estudo do universo desse gênero; exibição e estudo do segundo episódio da série Cidade dos Homens; e apresentação de projetos.

AULA 4 – Dia 4/7: Estudo sobre o gênero de comédia, com exibição de episódios de séries e programas de TV como TV Pirata e Tá no Ar; exibição e estudo do terceiro episódio da série Cidade dos Homens; e apresentação de projetos.

AULA 5 – Dia 5/7: Estudo sobre novas narrativas e plataformas e de personagens de séries e franquias, como Atlanta; exibição e estudo do quarto episódio da série Cidade dos Homens, e apresentação de projetos.

Outras informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., telefone (85) 3055 3465 e site do Mercado Audiovisual.

Fonte: Casa Amarela Eusélio Oliveira – fones: (85) 3366 7772 e 3366 7771