AGÊNCIA UFC: Como o uso de drogas na gravidez afeta o comportamento de bebês

Imagem: silhueta de uma mulher grávidaO uso de drogas ilícitas na gravidez pode afetar o padrão neurocomportamental dos bebês. Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará se dedicou a descrever um modelo de reconhecimento. Nele, indicativos como postura patológica, irritabilidade extrema e dificuldade de dormir foram encontrados em recém-nascidos filhos de dependentes químicas.

A dissertação de mestrado apontou que 53% dos 43 bebês avaliados apresentaram uma rigidez em extensão, com dedos e pernas esticados e a cabeça hiperestendida. O estudo é resultado da investigação, iniciada em 2012, quando a fisioterapeuta Sandra Barbosa acabou se tornando uma das fundadoras da Rede de Cuidados às Gestantes, Puérperas e Recém-Nascidos em Uso de Tabaco, Álcool e Outras Drogas Dependentes Químicas (REMDA) na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH.

“Eu via que eles adotavam um comportamento diferente, porque a postura do bebê, a fetal, é mais acolhedora. Já esses outros apresentavam uma posição de afastamento, estavam sempre mais rígidos”, descreve a pesquisadora, que defendeu a dissertação no Mestrado em Saúde Pública recentemente.

A matéria completa está disponível no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331