UFC conquista primeiro e segundo lugares na III Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química

Aluno Davi Leite mostrando medalhas que ganhouA terceira edição da Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (OCESQ) mais uma vez teve destaque para alunos e professores da Universidade Federal do Ceará. Em cerimônia realizada no Auditório Reitor Ícaro de Sousa Moreira, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, na tarde dessa terça-feira (18), foram premiados com medalhas e diplomas de honra ao mérito estudantes de graduação de Química e áreas afins. A premiação coincidiu com o Dia do Químico, celebrado em 18 de junho.

Segundo a coordenadora-geral da OCESQ, Profª Nilce Viana, nesta edição se inscreveram 335 alunos oriundos de 11 municípios cearenses, dos quais 49 garantiram vagas na próxima Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ). Além de alunos dos cursos de Química, Engenharia Química e Farmácia da UFC, participaram do evento estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

“Os objetivos principais da OCESQ são descobrir jovens com talento e aptidão na área de Química, promover a cooperação entre as instituições de ensino superior do Ceará, formar recursos humanos de alto nível para os cursos de pós-graduação e selecionar estudantes para representar o Estado na OBESQ e em competições internacionais”, afirmou Nilce Viana.

Veja fotos da solenidade no Flickr da UFC

O Prof. Sérgio Melo, coordenador do Programa Nacional de Olimpíadas de Química, manifestou satisfação ao constatar o crescimento das Olimpíadas, cujo embrião surgiu em 1994 no Departamento de Química Orgânica e Inorgânica (DQOI) da UFC. Naquele ano, apenas 186 estudantes participaram da Olimpíada Norte-Nordeste de Química, até 2018, quando, em âmbito nacional, foram mais de 252 mil participantes.

“É um somatório de esforços dos colegas de várias universidades que coordenam as Olimpíadas de Química em cada estado. Parabenizo vocês, universitários, que hoje estão aqui a receber as suas premiações. Prossigam e que algum de vocês venha a ser o coordenador aqui no Ceará. Estou esperando que isso aconteça”, declarou Sérgio Melo.

Professores e alunos homenageados na OlimpíadaSIMBOLISMO – O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Antonio Gomes, destacou o aspecto simbólico da premiação da III OCESQ no Dia do Químico. O espírito olímpico tem contemplado todas as áreas do conhecimento, segundo ele, indicando um movimento coletivo também da ciência química, decisiva em estudos sobre plantas, medicamentos, saúde e até a possibilidade da existência de vida em outros planetas fora do sistema solar.

“Parabéns a vocês, químicos, e que continuem cada vez mais entusiasmados com a ciência que vocês abraçaram e decidiram seguir carreira, porque ela é central no desenvolvimento, e, principalmente, para a sustentabilidade do nosso planeta. No momento do mundo e do Brasil em especial que tanto se nega a ciência, que sejamos imbuídos de levar a mensagem à sociedade de que a ciência ilumina o mundo. Só a ciência é capaz de levar o país que a gente tem para o país que a gente deseja”, conclamou o pró-reitor.

VITÓRIA – Davi dos Santos Leite, do 9º semestre de Engenharia Química da UFC, teve o melhor desempenho entre os estudantes da III OCESQ, após uma rotina de estudos mantida desde as Olimpíadas do Ensino Médio. Davi obteve tanto o 1º lugar geral como a primeira posição nas modalidades Química Geral, Química Inorgânica, Química Analítica e Físico-Química. Portando cinco das seis medalhas de ouro possíveis deste ano, orgulhoso, ele faz planos de seguir carreira acadêmica assim que se formar, sonhando em se tornar cientista e pesquisador na área.

“Já gosto muito de estudar Química e tenho determinação para estudar ainda mais, mostrando para as pessoas que, com a educação que temos aqui, conseguimos ir mais longe. A Olimpíada é uma motivação para que as pessoas possam ser reconhecidas por aquilo que estudam, quando o que veem na sala de aula é aplicável para a vida delas”, aconselhou Davi.

O segundo lugar geral da III OCESQ foi conferido ao aluno José Marques Neto, do Curso de Bacharelado em Química da UFC, enquanto a terceira posição no quadro geral foi para o estudante Francisco Mateus Gomes do Nascimento, do IFCE - Campus Quixadá. Os demais estudantes posicionados do 4º ao 10º lugar nas modalidades específicas e na classificação geral receberam certificados de menção honrosa na Olimpíada.

Participaram da solenidade o vice-diretor do Centro de Ciências da UFC, Prof. Eustógio Dantas; a chefe do Departamento de Ensino Superior do IFCE, Jarbiani Siqueira; o presidente da Associação Brasileira de Química (ABQ) - Regional Ceará, Antonio Carlos Magalhães; a conselheira do Conselho Regional de Química (CRQ) - 10ª Região, Fátima Miranda Nunes; e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFC, Prof. Luiz Gonzaga de França Lopes.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331