Procurar no portal

Homenagens a ex-pró-reitores e a servidores marcam comemoração do cinquentenário da PROGRAD

Reitor Henry Campos, pró-reitor de graduação, Cláudio Marques, e vice pró-reitora, Simone BorgesEm 2019, a Universidade Federal do Ceará alcança a marca de 100 mil estudantes formados. Parte fundamental dessa história, a Pró-Reitoria de Graduação chega aos 50 anos em clima de celebração e homenagens. A solenidade do cinquentenário da PROGRAD foi realizada, na manhã desta quarta-feira (19), na própria pró-reitoria, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Antônio Gomes Pereira, professor aposentado da Faculdade de Educação que esteve à frente da PROGRAD de 1971 a 1974, atualmente morando nos Estados Unidos, compareceu à cerimônia e discursou em nome dos demais ex-pró-reitores. Relembrando os primeiros anos da pró-reitoria, disse que naquele momento já havia o embrião do que viria a se tornar a PROGRAD hoje. "Eis a Universidade Federal do Ceará desde o começo: atenta, inovadora e confiável", destacou.

Atual pró-reitor de Graduação, o Prof. Cláudio de Albuquerque Marques ressaltou o papel dos gestores da graduação na missão da universidade pública de ampliar e democratizar o acesso ao ensino superior e responder aos anseios da sociedade. "Muitos desafios foram sendo apresentados a esses gestores e cada um, a seu tempo, ajudou a moldar a estrutura administrativa e a consolidar as políticas para a graduação. As ações executadas ao longo desse tempo contribuíram para os contínuos avanços na gestão do ensino de graduação".

Nas palavras do reitor da UFC, Prof. Henry Campos, "proativa, criativa, atuante, presente, a PROGRAD tem o que comemorar neste cinquentenário". Ao repassar as conquistas do atual quadriênio administrativo, frisou programas e ações desenvolvidos pela pró-reitoria, que se refletiram na melhoria da qualidade do ensino e no destaque que a UFC obtém em avaliações e rankings nacionais e internacionais. "Sua postura, hoje, é de seriedade e absoluto devotamento às diretrizes da entidade pública atenta às suas responsabilidades, é, enfim, de total compromisso com sua missão institucional."

Galeria de Pró-Reitores de GraduaçãoHOMENAGENS – Foram homenageados todos os 13 pró-reitores que antecederam a atual gestão e também sete servidores técnico-administrativos. Os primeiros (ou seus familiares) receberam placas comemorativas das mãos do reitor Henry Campos. As demais homenagens foram entregues pelo pró-reitor de Graduação Cláudio Marques. A atual gestão também foi homenageada de surpresa pelo reitor.

Ainda entre as homenagens, foi inaugurada, na Sala da Câmara de Graduação, a Galeria de Pró-Reitores de Graduação, com os retratos de todos os gestores que estiveram à frente da PROGRAD. Além disso, foi instalada, no mesmo local, uma linha do tempo com os principais marcos da história da pró-reitoria. No hall da entrada principal, foi descerrada placa comemorativa ao cinquentenário.

SITE – Como parte das comemorações, foi lançado um hotsite em homenagem aos 50 anos da PROGRAD. Desenvolvido pelas Divisões de Comunicação e de Arquivo da PROGRAD, em parceria com a Divisão de Design e Fotografia da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI) da UFC, o material relembra a história da pró-reitoria e os feitos de seus gestores e servidores técnico-administrativos.

Veja fotos da solenidade no Flickr da UFC

PASSADO E FUTURO - Atual vice-reitor da UFC, o Prof. Custódio Luís Silva de Almeida esteve à frente da Pró-Reitoria de Graduação por duas gestões, entre 2007 e 2015. Ao situar a graduação como o início da Universidade, ele destaca que revisitar e registrar a história da PROGRAD é registrar a história da própria Universidade Federal do Ceará em Fortaleza e no Interior.

Dos seus mandatos como pró-reitor, chama atenção para o impacto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), época em que a Universidade viveu seu maior período de expansão, tanto em crescimento no número de cursos ofertados quanto na sua capilaridade, chegando a cinco municípios no interior do Ceará.

"Chegamos a 100 mil estudantes formados e podemos imaginar o que isso significa: Quantas estradas construídas? Quantos hospitais, escolas, universidades, aeroportos, portos, consultórios? Fico feliz de fazer parte dessa história e de ter dado minha contribuição neste momento de expansão e reestruturação", diz.

Na opinião da Profª Elza Maria Franco Braga, pró-reitora entre 1999 e 2003, resgatar a história da PROGRAD é também "iluminar o futuro da Universidade", uma vez que a pró-reitoria tem papel fundamental não apenas na graduação: "O ensino de qualidade reflete na extensão, na pesquisa e na pós-graduação, é a base. O desempenho da graduação reflete até no orçamento da Universidade".

De seu mandato, ela ressalta a implantação da matrícula on-line, a informatização da pró-reitoria, o reconhecimento de 11 cursos de graduação, a criação do fórum de coordenadores de graduação e os projetos de valorização das licenciaturas. "Apesar de ter sido uma época difícil em relação a financiamento, fizemos muita coisa", comenta.

Servidores da ProgradEla diz lembrar com carinho do período à frente da PROGRAD. "Foi muito gratificante vir aqui e reencontrar funcionários que ainda estão na casa e tiveram papel decisivo no que fizemos nesses anos".

Servidor mais antigo da PROGRAD, Francisco Ivanildo Ferreira Fialho foi um dos sete técnico-administrativos homenageados. Atualmente diretor da Divisão de Memória e Documentação, ele conta que está há 36 anos trabalhando na UFC, sempre lotado na PROGRAD. "Temos uma boa equipe e gosto muito de trabalhar aqui".

Com 41 anos de UFC, 28 deles na PROGRAD, Maria Cristina de Figueiredo Monteiro, chefe da Seção de Registro de Diplomas de Outras Instituições, também homenageada, diz que, apesar de já ter direito a se aposentar, ainda não pensa nisso por enquanto. "Gosto de trabalhar, gosto da PROGRAD e das pessoas daqui. Amo e visto a camisa mesmo".

Fonte: Divisão de Comunicação da PROGRAD – fone: (85) 3366 9219

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300