Nota sobre denúncia de práticas de racismo e agressão física denunciadas na UFC

Imagem: Brasão UFC

A Administração Superior da Universidade Federal do Ceará vai abrir sindicância para apurar denúncia de prática de racismo e agressão física no Campus do Pici e tratar das providências cabíveis. A Comissão de Direitos Humanos da UFC acompanha o caso e emitiu a seguinte nota:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS

Fortaleza, 20 de junho de 2019

NOTA SOBRE DENÚNCIA DE PRÁTICAS DE RACISMO E AGRESSÃO FÍSICA DENUNCIADAS NA UFC

A Comissão de Direitos Humanos UFC informa que tomou ciência, por via das redes sociais e outros órgãos institucionais, das denúncias de racismo e agressão física praticados por seguranças da Universidade contra o aluno, do curso de licenciatura em ciências sociais, Luiz Fernando de Lima Teixeira. Além do referido caso, acompanhamos outras denúncias de violações dessa natureza, que requerem assistência e intervenção por parte desta Comissão.

Esta Comissão, no cumprimento de suas atribuições, se solidariza com o estudante Luiz Fernando de Lima Teixeira e está à disposição para assisti­-lo, no que for necessário, dentro das suas competências e em parceria com outros órgãos de defesa dos direitos humanos estaduais, para a apuração e responsabilização institucional e legal concernentes.

Ademais, informa que ao tomar ciência do ocorrido, contactou imediatamente a Administração desta Universidade que, por sua vez, prontamente anunciou a instauração de procedimento de sindicância, conforme os normativos aplicáveis, a ser presidido por membro regular da Comissão de Direitos Humanos. Além disso, estuda criar outros canais de diálogo e de formação socioeducativa para que se construa coletivamente uma cultura antirracista em todos os setores da UFC.

Por fim, registra-­se que esta Comissão repudia qualquer ato de violência, sobretudo os praticados por motivação racista, sexista, lgbttfóbica, xenofóbica e outras que violem os direitos humanos. E que é inadmissível e intolerável que isso ocorra na sociedade, de forma geral, e nas Universidades, que são espaços de desenvolvimento social, político e científico.

A CDH­UFC permanece aberta ao diálogo com as partes envolvidas e às propostas de intervenção nesse âmbito. É possível nos contactar através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Comissão de Direitos Humanos da UFC