Fortaleza sedia 4º Encontro Nacional de Membros Afiliados da ABC (4º ENMA)

Imagem: O 4º ENMA vai discutir alternativas ao financiamento público para a ciência e a comunicação científica para a sociedade (Imagem: Divulgação)Com a presença do reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, o 4º Encontro Nacional de Membros Afiliados (4º ENMA) da Academia Brasileira de Ciências (ABC) será aberto às 9h desta segunda-feira (24), no Hotel Luzeiros ( Av. Beira Mar, 2600 - Meireles), em Fortaleza. O evento prossegue até quarta-feira (26) com a discussão de dois temas centrais: “Alternativas ao Financiamento Público para a Ciência" (24) e “Comunicação Científica para a Sociedade” (25 e 26).

A palestra de abertura, intitulada "How can young scientists help communicate science to society (“Como podemos ajudar jovens cientistas a comunicar ciência para a sociedade”) será proferida pela pesquisadora Sandra López Vergès Gorgas, da Global Young Academy, e do Departamento de Pesquisa em Virologia e Biotecnologia do Memorial Research Institute for Health Studies, do Panamá.

Para a solenidade de abertura do evento estão previstas as presenças do presidente da ABC, Luiz Davidovich; do secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Inácio Arruda; do presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Tarcísio Pequeno; do presidente do Instituto Serrapilheira, Hugo Aguilaniu; e dos professores Carolina Horta, da Universidade Federal do Goiás, e Eduardo Bedê Barros, do Departamento de Física da UFC, integrantes do Comitê Científico do 4º ENMA.

O Prof. Eduardo Bedê explica que o ENMA ocorre de dois em dois anos com o objetivo de discutir a ciência. Nesta edição, diante das limitações de financiamento para a pesquisa científica no Brasil, será dado foco à discussão sobre a necessidade da busca de novas formas de financiar a ciência nacional.

Outro aspecto desta quarta edição do encontro é a necessidade sentida pelos pesquisadores de melhor comunicar a ciência para a sociedade. De uma maneira geral, comenta ele, há um desconhecimento do público leigo sobre a importância da ciência básica. “A ciência básica estudada hoje vai se refletir na ciência aplicada no futuro. Encontrar formas de comunicar bem isso para a sociedade é um desafio no mundo todo, principalmente em países como o Brasil, onde o financiamento para pesquisas é limitado”, diz.

A programação do evento vai contar com palestras que motivarão as discussões em grupos nos workshops temáticos e, ao final do encontro, o resultado das ideias surgidas nos grupos será apresentado pelos relatores e integrantes do Comitê Científico e fará parte do documento final.

Fonte: Prof. Eduardo Bedê Barros, do Departamento de Física da UFC e membro do Comitê Científico do 4º ENMA – fones: (85) 3366 9483 e 3366 9903