Exposição "Mato Branco", de Roberto Galvão, estreia no MAUC; visitação segue até 26 de julho

Três pessoas sentadas em um banco na sala de exposições do Museu de Arte da UFCO Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) recebeu, na noite dessa quarta-feira (19), a abertura de Mato Branco, exposição individual do artista plástico cearense Roberto Galvão. A mostra foi inaugurada próximo ao aniversário do MAUC, que nesta terça-feira (25) celebra 58 anos de fundação. A visitação pública a Mato Branco segue até 26 de julho.

O nome Mato branco é a tradução do tupi para o português do termo caatinga, e, segundo Roberto Galvão, a inspiração para a série surgiu ao observar a paisagem sertaneja na estrada entre Sobral e Fortaleza. São mais de 200 obras formadoras de uma coletânea que sintetiza os últimos dez anos de produção iconográfica do artista, manifestada nos diversos suportes e fundamentos técnicos das artes visuais. Desde 1973, com As arraias, apresentada na Bienal de Arte de São Paulo, Galvão tem realizado tanto exposições individuais quanto mostras coletivas no museu da UFC.

Foto do artista Roberto Galvão discursando na abertura da exposição“O MAUC é um museu da Universidade, então, tem de haver uma preocupação pedagógica. Procurei reunir o máximo de técnicas diferentes de pintura, desenho e escultura. Na área da gravura, temos xilogravura, água forte, linóleo, gravura em metal. E também múltiplas técnicas com lápis de cor, aquarela e tinta guache. É muito importante para os estudantes que venham ao museu terem a oportunidade de ver essas diferenças”, explicou o artista plástico.

RECONHECIMENTO – Para o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, que prestigiou a abertura da exposição, o MAUC tem sido “um espaço vivo e de convergência de expressões artísticas que a sociedade cearense começa a redescobrir”. Ele parabenizou a diretoria do museu e o artista Roberto Galvão, seu contemporâneo e amigo desde os tempos da adolescência. 

Foto do reitor Henry Campos visitando a exposição do MAUC“É um momento de muito alegria para nós acolhermos o Roberto, que tem uma ligação forte com a nossa Universidade. É um artista muito talentoso, com uma bela carreira, e é uma referência para toda uma geração. Ele também tem uma contribuição significativa para o nosso museu, pois doou várias obras que compõem hoje o nosso acervo”, afirmou o reitor.

O MAUC fica situado na Av. da Universidade, 2854, no Benfica. O público poderá visitar o museu de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita. Visitas de escolas, projetos sociais e outros grupos podem ser agendadas pelo telefone (85) 3366 7481 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Simultâneas à exposição Mato Branco, permanecem em cartaz até 26 de julho no museu as mostras Arte Têxtil, da artista plástica Andréa Dall’Olio; Iluminuras - Literatura e Bordado, e Nunca se viaja em vão… Se o destino é Fortaleza. Excepcionalmente, o MAUC estará aberto aos sábados nos dias 29 de junho, 6 e 20 de julho, das 9 às 13h, com programação especial e visita guiada às exposições citadas.

SOBRE O ARTISTA – Roberto Galvão nasceu em 1º de maio de 1950, em Fortaleza (CE). Bacharel em História e mestre em História Social pela UFC, ele já expôs trabalhos em diversas cidades brasileiras, além de galerias de arte e museus de países como Argentina, Estados Unidos, Espanha, entre outros.

Leia mais: MAUC abre à visitação mostra de telas feitas com a técnica do bordado 
MAUC recebe mais duas exposições neste mês de junho

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331