Abertas inscrições para congresso sobre experiências bem-sucedidas e desafios do HUWC

Imagem: logo do evento com ilustração de um círculo e um livro aberto Continuam abertas as inscrições para o Congresso Ensino, Pesquisa e Assistência: experiências bem-sucedidas e desafios do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). O evento faz parte da Semana HUWC 60 Anos de História, a ocorrer em agosto próximo e que promete ser a maior da história do Hospital Universitário em termos de concentração de atividades gratuitas com foco em ensino, pesquisa, assistência e extensão e número de beneficiados.

Com uma programação bastante diversificada e reunindo nomes importantes em pesquisa e tecnologia em saúde do País, o Congresso Ensino, Pesquisa e Assistência será realizado nos dias 20 e 21 de agosto de 2019, com atividades distribuídas entre os auditórios da Unidade de Pesquisa Clínica do HUWC e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE). As inscrições estão sendo realizadas exclusivamente pelo site do Hospital Universitário.

A submissão de trabalhos poderá ser feita até o dia 17 de julho. Já a publicação do resultado das pesquisas aprovadas está prevista para o dia 5 de agosto. Todos os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados em anais no suplemento da Revista de Medicina da Universidade Federal do Ceará.

Com vistas a incentivar a discussão de pesquisas e ações de ensino promovidas por discentes, docentes e profissionais das áreas da saúde, o congresso também promoverá a apresentação de trabalhos em temas livres e a realização do I Encontro de Ligas de Extensão do HUWC.

O Congresso Ensino, Pesquisa e Assistência visa não somente rememorar a trajetória do hospital, como também contribuir para fomentar discussões relacionadas à integração de atividades de ensino, pesquisa e assistência realizadas no HUWC e em outras instituições de referência; promover a capacitação de profissionais e alunos em temas relevantes nas áreas de saúde; dar visibilidade às atividades realizadas pelo hospital frente à comunidade, representantes da sociedade, profissionais e pesquisadores da área da saúde; além de promover a divulgação do conhecimento e de pesquisas nas áreas da saúde.

O gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH e presidente da comissão científica do congresso, Renan Magalhães Montenegro Júnior, explica que o evento vem celebrar, com a comunidade em geral, os 60 anos de produção em ensino, pesquisa e assistência da maior sala de aula em saúde do Estado do Ceará, que é o HUWC. "Queremos alcançar estudantes de graduação e pós-graduação de cursos de saúde, residentes, internos, estagiários, docentes, representantes de instituições de ensino superior, bem como integrantes da rede de atenção à saúde do Ceará e de outros estados do País", especifica.

A programação conta com a apresentação de temáticas extremamente atuais e pertinentes, como "Tecnologia, inovação em saúde e desenvolvimento social"; "Oportunidades, limites, ética e profissionalismo on-line"; "Educação permanente no SUS" e "Síndrome de Burnout em profissionais de saúde".

Serão abertas, ainda, mesas-redondas e colóquios para a discussão de temas apresentados durante o evento, além da realização de quatro minicursos sobre boas práticas em saúde, pesquisa clínica, metodologia científica e avaliação de tecnologias em saúde. "Como fazer um projeto de pesquisa", "Elaboração de revisão sistemática", "Plataforma Brasil" e "Coleta, tabulação e análise dos resultados" também constam entre os temas a serem abordados no evento.

SEMANA – O Hospital Universitário Walter Cantídio dedicará uma semana inteira de atividades para celebrar os 60 anos de existência, entre os dias 19 e 25 de agosto de 2019. Com o tema central "Todas as vidas importam. Todas as vidas ensinam", a Semana HUWC 60 Anos de História contará com solenidade de abertura com homenagens (19/08), o Congresso Ensino, Pesquisa e Assistência: experiências bem-sucedidas e desafios do Hospital Universitário Walter Cantídio (20 e 21/08), um mutirão (22/08) com oferta gratuita de serviços especializados à sociedade, um ato ecumênico (23/08) e um passeio ciclístico encerrando a programação no dia 25 de agosto.

NÚMEROS – Atualmente, o Hospital Universitário Walter Cantídio possui 198 leitos ativos, 7 salas de cirurgias e 156 consultórios. Contabilizou, em 2018, 6.604 altas hospitalares, 6.616 internações, 251.168 consultas e 5.086 cirurgias. Além de ser um dos maiores centros de pesquisas clínicas do Estado, o HUWC, enquanto unidade acadêmica, destaca-se como sendo a maior sala de aula da Universidade nas áreas de saúde.

EBSERH – O Hospital Universitário Walter Cantídio faz parte da Rede Hospitalar da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a EBSERH foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – fone: (85) 3366 8183