Procurar no portal

Professores da UFC estão entre os 10 brasileiros selecionados para pesquisas com os EUA

Imagem: O Prof. Rodrigo Vieira realizará pesquisas em cooperação com o Prof. Ketul Popat, da School of Biomedical Engineering da Colorado State UniversityDois professores da Universidade Federal do Ceará estão entre os 10 brasileiros selecionados pelo Programa de Professor Visitante da Comissão Fulbright Brasil. Os professores Rodrigo Silveira Vieira, do Departamento de Engenharia Química, e Cleverson Diniz Teixeira Freitas, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, realizarão atividades de pesquisa durante quatro meses em instituições norte-americanas, durante o ano acadêmico 2019-2020.

A Fulbright é uma prestigiada rede mundial de ensino superior e pesquisa que financia a cooperação entre Brasil e Estados Unidos no campo da ciência. Do processo seletivo, bastante competitivo, participaram especialistas em várias disciplinas, que trabalham em tempo integral em uma instituição de ensino superior interessada na realização de pesquisas, palestras, cursos ou seminários em universidades ou centros de pesquisa nos Estados Unidos e em mais de 150 países.

O Prof. Rodrigo Vieira realizará pesquisas em cooperação com o Prof. Ketul Popat, da School of Biomedical Engineering da Colorado State University. Ele vem trabalhando no tema de materiais de superfície para aplicações biomédicas, com uso de polímeros naturais, há mais de 15 anos.

Nos últimos cinco anos, tem contribuído com o Departamento de Engenharia Química no desenvolvimento da área de Engenharia de Biomateriais, um tópico multidisciplinar e muito importante para o desenvolvimento da indústria biomédica. A colaboração com a Colorado State University possibilitará o intercâmbio de conhecimento e a ampliação da internacionalização da UFC.

Imagem: O Prof. Cleverson Diniz irá desenvolver seu projeto na Iowa State University, no Laboratory of Nectar PhysiologyJá o Prof. Cleverson Diniz irá desenvolver seu projeto na Iowa State University, no Laboratory of Nectar Physiology, sob a supervisão do professor Robert Thornburg. Cleverson tem experiência no estudo de proteínas e peptídeos vegetais e suas aplicações biotecnológicas. Em seu estágio, irá desenvolver um projeto sobre o estudo de peptídeos de néctar florais e suas potencialidades biotecnológicas.

Sua participação deverá consolidar uma colaboração já existente entre o professor Robert Thornburg e o Prof. Francisco de Assis Paiva Campos, que também é do Departamento de Bioquímica da UFC. O estágio terá como objetivo abrir portas para o desenvolvimento de novos projetos entre as duas instituições, o que viabilizará o intercâmbio de estudantes, ampliando a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica.

“É muito importante ressaltar o apoio incondicional da Universidade Federal do Ceará, em nome do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, e do reitor, Prof. Henry Campos, a esse tipo de iniciativa”, diz o professor Cleverson Diniz.

“Esse resultado mostra mais uma vez a dedicação dos professores para ampliar a internacionalização da UFC e, desta forma, melhorar a qualidade de suas pesquisas e publicações”, relata o Prof. Rodrigo Vieira.

Fontes: Prof. Cleverson Diniz – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Prof. Rodrigo Vieira – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300