Velocidade de Internet da UFC em Fortaleza é ampliada em 5 vezes e chega a 10GB

Imagem: Pessoas fazendo o discerramento da placa de inauguração da ampliação da velocidade de Internet na UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)A velocidade da Internet dos campi da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza já está cinco vezes superior àquela disponível no ano passado. A ampliação do link de 2 para 10 gigabytes foi celebrada na tarde desta sexta-feira (28), em cerimônia realizada na sede da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A melhoria coloca a UFC entre as instituições de ensino superior com maior capacidade de conexão do Brasil.

O avanço foi possível por meio de parceria entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a UFC, através da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), do Instituto UFC Virtual, da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC (UFC-INFRA) e a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD). O projeto faz parte de uma série de ações estruturantes na área tecnológica em curso na Universidade, que incluirá, em seguida, a universalização do wi-fi da Instituição.

"Hoje, a nossa Universidade, ainda que num contexto totalmente desfavorável, mais uma vez se diferencia enormemente da maioria das instituições de ensino superior. Nós hoje temos uma infraestrutura invejável em termos de segurança de rede. E, agora, a gente ganha mais tecnologia, mais velocidade de Internet, nos preparando para a instalação do wi-fi universalizado", destacou o reitor Henry Campos na cerimônia.

Imagem: Pessoas próximas à placa referente à ampliação da velocidade de Internet na UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)"Minha palavra é de muito agradecimento, em nome de toda a comunidade universitária. Esse trabalho é vital para a pesquisa, para que a gente esteja onde está nos nossos rankings e também para que a gente se internacionalize. É muito honroso concluir uma gestão com uma balanço tão positivo numa área que é vital para o desenvolvimento de qualquer instituição", completou o reitor.

COBERTURA – A conexão de 10 gigabytes chega por meio de sete áreas da UFC em Fortaleza: Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra; Campus do Porangabuçu; Reitoria; Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade; Faculdade de Direito; Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e Casa de José de Alencar. Todos os espaços da Universidade na Capital, porém, terão melhorias na velocidade.

Contudo, de acordo com o diretor da STI, Joaquim Bento Cavalcante Neto, alguns pontos nessas regiões ainda podem não estar com esse acesso, pois precisam de melhora da infraestrutura de ligação, como a troca de switches, por exemplo. "É um trabalho grande, tem que melhorar o backbone, que é todo o esqueleto da rede. Mas isso já está praticamente pronto", garante.

Segundo Bento, a nova velocidade de conexão vai dar conta de toda a atual demanda da UFC, garantindo a expansão dessa utilização por um tempo razoável. "Os alunos vão poder ter uma rede mais rápida para baixar arquivo, para subir arquivo, para consultar trabalho científico na Internet, as pesquisas vão ter uma rede mais rápida para rodar processos. Tudo o que for dependendo da rede, da banda, como a gente chama, vai ficar muito mais rápido", garante.

O coordenador técnico do ponto de presença da RNP no Ceará, Marcos Frota, afirma que agora o gargalo antes existente na conexão da UFC com a RNP foi superado. "A UFC já vinha fazendo o seu trabalho de ampliar sua rede, mas o problema era essa conexão com a RNP. A intranet da UFC já estava em 10 giga, faltava a ampliação de 10 giga entre a RNP e a UFC, que foi consolidada agora, através de uma fibra ótica do Gigafor (Rede Metropolitana de Fortaleza), da RNP, de uso exclusivo da UFC", explica.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331