Enrique Rodríguez Castellón, da Universidade de Málaga, será Professor Honoris Causa da UFC

Imagem: O Prof. Enrique Rodríguez Castellón é uma das maiores autoridades mundiais na técnica de espectroscopia fotoeletrônica de raios X (Foto: Divulgação)A Universidade Federal do Ceará entrega, nesta quinta-feira (11), o título de Professor Honoris Causa a Enrique Rodríguez Castellón, catedrático de Química Inorgânica da Universidade de Málaga, na Espanha. A solenidade, a ser presidida pelo reitor da UFC, Prof. Henry Campos, ocorrerá no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica), às 19h.

Com 30 anos de docência e mais de 35 anos de atuação em pesquisa, o homenageado tem uma produção científica voltada para o desenvolvimento de novos materiais e suas aplicações em catálise ambiental e energias limpas, sendo também uma das maiores autoridades mundiais na técnica de espectroscopia fotoeletrônica de raios X (XPS ou ESCA).

Ele é autor de cinco patentes e mais de 430 artigos publicados em periódicos científicos (índice h = 50 e 9.771 citações, segundo a base de dados Google Scholar Citations, consultada em 16 de maio de 2018). Tem sido grande colaborador do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC.

O Prof. Enrique Rodríguez Castellón nasceu em Madri em 1955, é graduado em Ciências Químicas pela Universidade Autônoma de Madri (1977), mestre em Química pela Universidade de Porto Rico (Campus de Mayagüez, 1980) e doutor em Ciências Químicas pela Universidade de Málaga (1983), com menção honrosa.

COLABORADOR – A proposta de concessão do título ao Prof. Rodríguez Castellón partiu da vice-diretora do Centro de Tecnologia (CT), Profª Diana Cristina Silva de Azevedo. Após os trâmites nos colegiados do CT, a proposta foi votada e aprovada, por unanimidade, em reunião do Conselho Universitário (CONSUNI) realizada em 29 de maio de 2018. O relator do processo foi o Prof. Carlos Almir Monteiro de Holanda, diretor do Centro de Tecnologia da UFC.

A aproximação do homenageado com a UFC deu-se em 2003 durante reunião do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento – CYTED, do qual participou a Profª Diana Azevedo, referência em estudos sobre adsorventes para aplicações ambientais. A identificação de interesses convergentes de pesquisa na temática de dessulfuração de correntes petroquímicas levou ao estabelecimento de acordo bilateral que fez com que o professor estreitasse os contatos com o Departamento e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PGEQ) da UFC, em 2004.

Na justificativa de motivos para concessão do título está registrado que o homenageado "foi testemunha e protagonista das estratégias de internacionalização do PGEQ, que culminaram na aprovação do doutorado em 2008 e no recente aumento de nota para 6. Recebeu vários doutorandos do PGEQ em estágios sanduíche e enviou alunos seus para missões na UFC ao longo destes 15 anos. Destaca-se a coorientação do estudante espanhol Enrique Vilarrasa-Garcia, que realizou várias missões de estudo na UFC durante seu mestrado e doutorado, ocupando atualmente o cargo de professor visitante na UFC".

É lembrado ainda "o trabalho conjunto em catalisadores heterogêneos para síntese de biodiesel, cujo primeiro artigo em parceria, publicado em 2008, recebeu 215 citações (até 07/04/2018) e é o artigo mais citado de todos os seus autores". Além disso, é citada a interação do Prof. Rodríguez Castellón com docentes da UFC, para pesquisa conjunta. O professor ministrou ainda cursos de pós-graduação no PGEQ sobre XPS e tópicos de catálise ambiental.

SAIBA MAIS – O título de Professor Honoris Causa é concedido a docente ou pesquisador de projeção nacional ou internacional que tenha se destacado na vida pública por sua atuação em favor das ciências, das letras, das artes ou da cultura em geral do País.

Fontes: Cerimonial da UFC – fone: (85) 3366 7313; Conselho Universitário da UFC – fone: (85) 3366 7340