Espetáculo infantil "O Mistério do Bosque das Floreiras" inicia temporada no Teatro Universitário

Imagem: Na peça, com muita música, os personagens vão em busca de achar um animal misterioso que anda tirando o sono da bicharada (Imagem: Divulgação)Neste mês de férias escolares, a garotada tem mais uma opção de lazer cultural na Universidade Federal do Ceará. Estreia nesta sexta-feira (12), no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210, no Benfica), em Fortaleza, o espetáculo infantil O Mistério do Bosque das Floreiras. Unindo música e teatro, a produção do Grupo Galhofo, criado em parceria com o grupo Cambada de Teatro, ambos formados por alunos e ex-alunos do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC), é dirigida por Júlia Vasconcelos. O espetáculo segue nos dias 19 e 26, sempre às 19h, com indicação para todas as idades. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Na peça, o público vai acompanhar a expedição de três bichos  a sabida Marmota, o rabugento Coala e o animado Porco Espinho  na busca de achar um animal misterioso que anda tirando o sono da bicharada. No processo de criação do espetáculo, "o ponto de partida foi refletir sobre a solidão social, simbólica e física, mostrando a relação entre três bichos diferentes que tentam entender suas solidões a partir de uma amizade iniciada na aventura para esclarecer o tal mistério", explica o material de divulgação.

Essa produção nasceu no curso de Licenciatura em Teatro do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC. A peça conta integralmente com estudantes da graduação e foi desenvolvida no âmbito da disciplina Práticas de Encenação, orientada pela professora Carolina Vieira. Além da direção de Júlia Vasconcelos, o espetáculo tem dramaturgia de Di Queiroz e Christian Oliveira.

Imagem: As crianças vão se divertir muito com a sabida Marmota, o rabugento Coala e o animado Porco Espinho (Imagem: Divulgação)Os ensaios, de janeiro a junho deste ano, envolveram pesquisas sobre o tema da peça a partir de workshops e jam sessions (improvisações musicais). A diretora, também atriz e musicista, Júlia Vasconcelos pesquisa a articulação entre cena e música, por isso o processo contou com a criação de sonoridades e musicalidades que hoje compõem o espetáculo, assim como músicas autorais escritas por Júlia, Pedro de Silva e Christian Oliveira.

SAIBA MAIS  O Grupo Galhofo nasceu no Curso de Teatro da UFC com a peça O Galinheiro de Bragança, ganhadora do 5° Prêmio Ceará EnCena de Ator Revelação pelo ator e diretor do espetáculo Christian Oliveira. O grupo realiza espetáculos e contações de histórias voltadas para o público infantil, com foco no trabalho de temas sociais a partir do teatro e da música. Já o grupo Cambada de Teatro conta com alunos e ex-alunos da UFC.

FICHA TÉCNICA Direção: Júlia Vasconcelos; Orientação: Carolina Vieira; Dramaturgia: Di Queiroz e Christian Oliveira; Assistência de dramaturgia: Cosmo Almeida, Júlia Vasconcelos e Pedro de Silva; Figurino (Concepção): Tim Oliveira; Figurino (Execução): Cleide Vasconcelos; Maquiagem: Rayane Falcão; Arte gráfica e fotografia: Tim Oliveira; Cenografia: Christian Oliveira; Iluminação (Concepção): Robert Bernardo; Músicas e sonoridades: Júlia Vasconcelos, Pedro de Silva e Christian Oliveira; Coreografia: Juliana Vasconcelos. Elenco: Cosmo Almeida, Di Queiroz, Pedro de Silva, Robert Bernardo.

O espetáculo conta com o apoio do ICA, Instituto da Primeira Infância (IPREDE), Teatro Universitário Carlos Magno e Centro MAGIS.

Fonte: Ana Rita Monteiro, bolsista de Comunicação do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno  fone: (85) 3366 7832