HUWC fará mutirão de combate ao câncer de cabeça e pescoço, na segunda-feira (22)

Imagem: A equipe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC e a Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço participam do mutirão (Foto: divulgação)Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) realizará mutirão de atendimentos na próxima segunda-feira (22), das 8h às 12h, no estacionamento da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo). O HUWC, que estima atender cerca de 200 pessoas na ação, integra o Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH.

A equipe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC vai oferecer atendimentos de triagem a fim de diagnosticar precocemente o câncer de cabeça e pescoço. Além disso, conforme o chefe do Serviço, Luís Alberto Albano Ferreira, os acadêmicos participantes da Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço vão realizar ações de educação em saúde e atividades de conscientização e informação sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação desse tipo de câncer.

A ação é aberta a pessoas que estejam com algum desconforto, dor ou inflamação na região bucal e para quem queira observar como está a sua saúde na região oral e não tenha nenhuma queixa. "Também serão realizados exames de manchas, sinais e feridas de pele na busca por lesões malignas em estágio inicial", acrescenta Márcio Ribeiro Studart da Fonseca, médico assistente do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC.

JULHO VERDE – A campanha Julho Verde, de conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço, ocorre anualmente e faz parte do calendário oficial da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil), organizadora e promotora em âmbito nacional.

Segundo a ACBG Brasil, tumor de cabeça e pescoço é a denominação genérica de tumores que se originam de várias regiões das vias aéreo-digestivas, como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz) e seios paranasais. É um problema de saúde pública em todo mundo, com cerca de 500 mil novos casos diagnosticados a cada ano.

No Brasil, essa realidade não é diferente. O câncer de boca chega a ser o quarto tipo de tumor mais frequente em algumas regiões do País, ocorrendo três vezes mais em homens do que em mulheres. A maioria é diagnosticada já em fase avançada da doença (60% dos casos), o que impacta negativamente na sobrevida do paciente. Nas últimas décadas, percebe-se que a faixa etária dos indivíduos diagnosticados com tumores de boca e garganta reduziu significativamente.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do HUWC – fone: (85) 3366 8183