Procurar no portal

Histórias de superação e união dos formandos dão o tom da colação de grau em Russas

Imagem: Tágila faz parte da primeira turma de Ciências da Computação do Campus de Russas (Foto: Ribamar Neto/UFC)Quem diria que Tágila Lima, a penúltima de 14 filhos de pai e mãe agricultores do município de Russas, que não possuem mais que o ensino fundamental, iria um dia se formar em Ciência da Computação em uma universidade federal? A própria Tágila diria. Ela acreditou no sonho e, nessa terça-feira (23), aos 22 anos, tornou-se a primeira de sua larga e simples família a obter o grau superior de ensino. Ela foi uma dos seis formandos da cerimônia de colação de grau do campus da UFC na cidade em que nasceu e cresceu.

Tágila faz parte da primeira turma de Ciência da Computação do Campus de Russas, curso criado apenas um ano após a inauguração do campus. "No começo, foi complicado, fomos a 'turma cobaia'. Todo mundo era novo, alunos, professores, servidores, e todo mundo teve que aprender junto", relembra.

Mas aquela era a oportunidade que ela precisava agarrar. A família não teria condições de arcar com a sua moradia em outra cidade, então aquele novo campus, em seu próprio município, surgiu como um motivo a mais para acreditar em seu sonho.

"Mas fomos melhorando, e posso dizer que aprendi muito, estou saindo com uma bagagem muito grande, que dá pra me levar para qualquer canto", acrescenta. E esse "qualquer canto" pode ser bem longe: ela já está estudando uma proposta de emprego fora do País.

Enquanto o plano não se concretiza, ela vai vivendo a experiência de ser o orgulho da família: "Todo mundo lá em casa tá que não se aguenta de felicidade. Somos 11 mulheres e 3 homens, e minhas irmãs dizem sempre que eu sou o exemplo delas", emociona-se.

Imagem: Marcos de Alencar foi o orador discente (Foto: Ribamar Neto/UFC)COOPERAÇÃO – Foi de histórias belas como a de Tágila, de esforço, dedicação e superação, que a cerimônia de colação dessa terça-feira (23) foi bordada. E cada ponto da história desses seis formandos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software foi ligado pelo orador discente, Marcos de Alencar, 21, que avisou logo no início de sua fala: "Este discurso, como boa parte do que fizemos durante a graduação, foi escrito em cooperação com todos os formandos aqui presentes, simbolizando textualmente a união entre os dois cursos, bem como entre os integrantes".

Leia mais: Campus de Russas inaugura nova unidade didática, restaurante e galpão de laboratórios

O orador, também formando em Ciência da Computação, agradeceu a todos que fizeram parte da conquista dos seis graduandos e relembrou, de forma bem humorada, as emoções que cada um viveu ao longo de todo esse período de aprendizados e dificuldades.

E concluiu: "Hoje, saímos daqui carregando o nome e o legado da Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas. Acreditamos no potencial do campus e somos eternamente gratos a tudo o que nos foi oferecido. Reconhecemos que não foi fácil chegar até aqui e sabemos que grandes dificuldades não irão faltar, mas também sabemos que as pessoas que reconhecem a importância dele não deixarão de lutar para que pessoas como nós tenham a oportunidade de fazer parte da história deste campus".

O orador docente, Prof. Felipe Maciel, parabenizou os mais novos profissionais, reforçando que eles estão prontos para o mercado, mas que devem seguir em busca de conhecimentos. "Onde você é bom? Onde você precisa melhorar? Responda a essas perguntas, porque elas serão importantes para os momentos que virão de agora em diante. Para viver bem, defina objetivos, propósitos, construa você mesmo o caminho", orientou.

Imagem: O reitor Henry Campos esteve presente na cerimônia (Foto: Ribamar Neto/UFC)FUTURO BRILHANTE – O reitor Henry Campos iniciou seu discurso falando da alegria de retornar à cidade de Russas, "onde a UFC implantou seu campus, em julho de 2014, dando início a um rápido processo de crescimento, avanço qualitativo e integração com a comunidade".

Do núcleo inaugural, constituído pelo Curso de Engenharia de Software, surgiram mais quatro cursos de graduação: Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. "O futuro brilhante se assegura aqui no Campus de Russas, com a criação de parcerias com o setor produtivo e, em breve, com o braço do Parque Tecnológico", adiantou o reitor.

"É assim que ajudamos a escrever a história do Ceará, é transmitindo o saber, gerando conhecimentos, atuando diretamente na comunidade, preservando e difundindo valores culturais. Tamanho é o empenho com que nos lançamos ao cumprimento de nossa missão que, mesmo em tempos de recessão, logramos crescer e investir na qualidade", acrescentou Henry Campos.

Imagem: Formandos do Campus de Russas em 2019.1 (Foto: Ribamar Neto/UFC)O reitor afirmou que o que tem permitido as conquistas que vêm sendo alcançadas pela Universidade é o componente humano de altíssimo nível que a UFC abriga. "No momento em que precisamos mostrar à sociedade quão importante é a atuação da Universidade pública de qualidade, o sucesso dos nossos cursos vem nos dar a segurança de que, apesar de toda uma conjuntura adversa, contamos com o respaldo por parte daquele a quem realmente servimos: o povo do Ceará".

O ciclo de colação de grau 2019.1 continua nesta quinta-feira (25) no Campus da UFC em Crateús.

Leia mais:
Orgulho pelo campus que é referência na área de tecnologia marca noite de colação em Quixadá
Experiência de vida e princípio da autonomia universitária inspiram terceira noite de colação em Fortaleza
Alegria e projetos de futuro definem segunda noite de colação de grau em Fortaleza
Celebração em família marca primeira noite do ciclo de colação de grau 2019.1

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300