PROGEP promove lançamento de cartilha sobre assédio moral e sexual no trabalho

Imagem: Logomarca do programa Saúde e Bem-Estar no Trabalho (Imagem: Divulgação)A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) promoverá, no dia 7 de agosto, o lançamento da cartilha Assédio moral e sexual no trabalho: prevenção e enfrentamento na UFC. A atividade será realizada das 14h às 17h, no Auditório Prof. Antônio Martins Filho, na Reitoria.

O evento, aberto ao público, também contará com uma mesa-redonda para discutir o tema, tratando as principais causas, características e consequências para a saúde do(a) servidor(a) e abordando o papel da instituição e de seus atores na prevenção e enfrentamento dessas formas de violência. Interessados em participar da atividade podem realizar inscrição por meio de formulário eletrônico. O lançamento será transmitido pela internet para os campi do Interior.

Um dos convidados para integrar a mesa é o desembargador Francisco José Gomes da Silva, gestor regional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (PNPAT) – Programa Trabalho Seguro, iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que elegeu a violência no trabalho como tema para o biênio 2018- 2020, visando conscientizar a sociedade da importância de combater práticas de violência no ambiente de trabalho.

A atividade contará, ainda, com a presença da Profª Alda Karoline Lima da Silva, doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (GEPET-UFRN). Com vasto conhecimento na área, ela atua como consultora e pesquisadora em desenvolvimento de pessoas e na saúde e qualidade de vida do(a) trabalhador(a), além de assessorar grupos nos casos de assédio moral e demais violências relacionadas ao trabalho.

SAIBA MAIS – O lançamento da cartilha Assédio moral e sexual no trabalho: prevenção e enfrentamento na UFC compõe as ações do Programa Saúde e Bem Estar no Trabalho, desenvolvido pela Divisão de Apoio Psicossocial da PROGEP, em consonância com o eixo de Promoção e Vigilância à Saúde da Política Nacional de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (PASS) e com o Eixo Pessoas-Servidores do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Ceará.

O objetivo é fortalecer uma cultura de respeito e tolerância na Universidade, bem como conscientizar os(as) servidores(as) com exemplos práticos de situações que configuram assédio moral ou sexual, detalhando causas e consequências. Durante o evento serão apresentadas, ainda, medidas para prevenir e combater o assédio moral e sexual de forma a tornar o ambiente de trabalho mais colaborativo e saudável.

Fonte: Divisão de Apoio Psicossocial da PROGEP – fone: (85) 3366 7887